Junto ou Separado

Autoestima ou Auto estima?

A grafia correta da palavra é autoestima, tudo junto. Auto estima, assim, separado, não existe, bem como está incorreto escrever auto-estima, com hífen, de acordo com o novo acordo ortográfico. O que é autoestima? Autoestima significa amor próprio, é um …

Por isso Junto ou Separado

A expressão ‘por isso’ é escrita sempre separada. Porisso tudo junto não existe na língua portuguesa. Significado de por isso Por isso é uma expressão que serve para dar explicações, para explicar uma relação ou conexão entre duas partes de …

Ta bom ou Tabom

A forma correta de se escrever essa expressão é ta bom, separado. Tabom assim, tudo junto, não existe no português. Significado de ta bom Ta bom é uma expressão popular, uma redução de “está bom”, ou “está bem”, que é …

Por Favor Junto ou Separado

A forma correta de escrever a expressão ‘por favor’ é separada. Porfavor escrito dessa forma não existe no português, e está errado! Significado de por favor Por favor é uma expressão brasileira composta pela preposição por e pelo substantivo favor, …

O que Junto ou Separado

A expressão ‘o que’ é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é …

Senão Junto ou Separado?

Junto ou separado, as formas senão e se não estão corretas, mas são utilizadas para expressar condições diferentes. Estas palavras são homônimas, devido à pronúncia idêntica e grafia muito parecida, mas completamente diferentes em significado. Senão junto Senão junto serve para …

De repente ou derrepente? Junto ou separado?

A forma correta é de repente, com as palavras separadas. De repente significa uma situação que aconteceu de forma inesperada e os sinônimos de repente são: Repentino Súbito Imprevisto Abrupto. Exemplos de como usar o de repente: De repente, o …

Agente ou A gente? Junto ou Separado?

As duas formas de escrita estão corretas, tanto agente como a gente, mas possuem significados diferentes. A gente substitui o pronome pessoal nós. Agente é usado para designar tudo aquilo que opera algo, promove uma ação. Agente O dicionário da Língua Portuguesa Silveira …

A partir se escreve junto ou separado?

A forma correta de escrita é a partir de, ou seja, separado. Apesar de ser muito comum de encontrarmos escrito apartir, ela é um uso errado. A Partir significa “dividir (-se) em partes; separar ou ficar separado, em duas ou …

Nada a ver ou nada haver?

A forma correta da expressão é nada a ver. Ela pode ser usada quando algo não está relacionado, não correspondido ou que diz respeito a outra coisa. Uso da expressão Na maioria das vezes segue precedida por uma negação, ficando …

Check List ou Checklist Junto ou Separado?

A ortografia correta é checklist, tudo junto. Trata-se de uma palavra estrangeira, originada da junção de check (checar) + list (lista). A palavra check list (separado) está errada. Checklist significa checar lista, ou seja, é uma ferramenta que ajuda a controlar tarefas, …

Denovo é Junto ou Separado?

A forma correta de escrever é de novo separado. É comum escrever denovo junto, mas a expressão está totalmente errada. Denovo não existe! Significado de De novo De novo significa algo que não é uma novidade, mas sim que está …

Amais ou A Mais

Amais e A mais existem e estão corretas na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizadas em situações totalmente diferentes. Enquanto amais vem do verbo amar, a expressão a mais é utilizada para indicar que algo está além da quantidade esperada …

Com certeza ou Concerteza junto ou separado

A forma correta de escrever é com certeza separado. A palavra concerteza não existe e está totalmente errada, assim como a palavra certesa também está incorreta. Significado de Com certeza Com certeza significa e expressa convicção, afirmar com segurança, mas …

De baixo ou Debaixo

Conheça as regras e usos das palavras de baixo ou debaixo e ainda obtenha os significados destas palavras da língua portuguesa. As duas formas estão corretas, porém possuem sentidos diferentes. De Baixo De Baixo indica desqualificação, mas também pode ser utilizada em …

A partir de ou Apartir de

A forma correta de escrever é a partir de. Não existe a grafia apartir de na língua portuguesa. A partir de indica o começo de uma ordem, contagem ou posição. Pode indicar tempo, quantidade ou ordem dos termos. A partir de …

Em baixo ou Embaixo

Aprenda a forma certa de escrever: em baixo ou embaixo. Saiba o significado desta palavra. Em Baixo ou Embaixo? As duas formas existem e estão corretas, mas têm significados bem diferentes. Em baixo Em baixo deve ser usado quando a …

A Baixo ou Abaixo

Obtenha neste artigo as dicas mais práticas sobre o uso das palavras a baixo e abaixo. Tenha ainda informações sobre seus significados. A Baixo ou Abaixo As duas expressões existem e podem ser usadas a depender do contexto, pois possuem signfiicados …

Lhe dar ou lidar

Como escrever corretamente: lhe dar ou lidar? Conheça a forma correta e siga os nossos exemplos. Lhe dar ou lidar O verbo lidar e a construção lhe dar estão corretos, porém são usados para significados diferentes e portanto, devem ser …

Devolta ou de volta

Não escreva mais errado. Veja aqui qual a forma correta de escrever devolta ou de volta. Devolta ou de volta A maneira certa de escrever é de volta, separado, portanto devolta está incorreto e não deve ser escrito jamais uma …

Pendrive, pen drive ou pen-drive

Não fique mais na dúvida ao escrever pendrive, pen drive ou pen-drive. Veja alguns exemplos. Pendrive, pen drive ou pen-drive Não existe ainda um consenso sobre como escrever pendrive, pen drive ou pen-drive. Portanto, escrever de forma separada e autônoma …

A fora ou afora

Está com dúvida sobre a forma correta de escrever “a fora ou afora”? tire a dúvida aqui! É importante saber que “a fora” escrito separado é usado apenas em expressões, como: de fora a fora e de dentro a fora. …

Devagar, de vagar ou divagar

Escreva corretamente, tirando as suas dúvidas sobre as palavras: devagar, de vagar ou divagar. Devagar, de vagar ou divagar Ambas as formas de escrita estão corretas, pois existem no português. Divagar é um verbo, como: “Pare de divagar”. Devagar é …

Sobretudo ou sobre tudo

Se você está em dúvida se escreve sobretudo ou sobre tudo, saiba a forma certa de escrever. Sobretudo ou sobre tudo Tanto sobretudo quanto sobre tudo está correto. Isso porque sobretudo é uma palavra que pode ser um substantivo, que …

De certo ou decerto

Está com dúvidas sobre como usar as palavras de certo ou decerto? Veja aqui o correto. De certo ou decerto Tanto de certo ou decerto estão corretas, pois a palavra de certo indica algo que não é especificado ou correto …

Adentro ou a dentro

Veja aqui a maneira correta de escrever adentro ou a dentro e conheça seus sinônimos. Adentro ou a dentro Tanto as palavras a dentro como a palavra adentro estão corretas, pois são  presentes na língua portuguesa. Mas os seus significados …

De Nada, Denada ou Dinada

A maneira correta de escrever essa palavra é “de nada”, separado. O vocábulo de nada, dito geralmente em troca de um agradecimento, gera algumas dúvidas para muitas pessoas na maneira de escrevê-la, e também é comum vê-lo escrito como denada ou dinada, …

Encima ou em cima

Por se tratar de palavras que  tem a pronuncia igual, com grafias e significados diferentes, tratam-se de palavras homônimas homófonas. Muitas pessoas confundem as duas formas devido a isso, mas é necessário atenção, já que as duas vem de verbos diferentes, tendo …

Contudo ou com tudo

As duas foras estão corretas em seus respectivos contextos, sua pronúncia é igual, mas sua escrita e significados são diferentes. Devido a isso, ocorrem muitas confusões para escrever essas palavras, confundindo significados ou trocando as grafias. O que significa Contudo? …