» » Sequer ou se quer: Junto ou separado?

Sequer ou se quer: Junto ou separado?

Escrever algo junto ou separado vai além da estética de cada termo, uma vez que elas podem ganhar sentidos opostos a partir disso, como no caso de sequer e se quer. Abaixo, entenda quando usar cada um para que não restem dúvidas sobre:

 

Sequer ou se quer?

Nesse caso, podemos afirmar que ambas as expressões existem no nosso idioma e estão corretas de acordo com o mesmo, podendo ser utilizada mas ainda assim demandando o entendimento sobre cada uma delas, já que não são sinônimas.

Ou seja, apesar de se diferirem apenas pela união ou separação dos termos, não possuem o mesmo sentido. Isso automaticamente faz com que sejam encaixadas em contextos diferentes, devendo ter atenção quanto a isso para que não hajam falhas na comunicação.

 

Quando usar “Sequer”?

Sequer é um advérbio que expressa a ideia de intensidade, sendo normalmente utilizado em frases que ganham sentidos negativos. Apesar de não ser incomum, alguns termos com o mesmo sentido que o seu acabam sendo mais utilizados, a exemplo de “ao menos”.

Ainda assim, é claro, vale frisar que o seu sentimento não é naturalmente negativo, já que isso acaba se dando pelo contexto no qual se insere, onde geralmente se fala sobre algo que não aconteceu, por exemplo.

 

Exemplos com “Sequer”:

  • Ele sequer se ofereceu para pagar parte da conta.
  • Fui ao casamento e não comi sequer um doce.

 

Quando usar “Se quer”?

Se quer, por sua vez, corresponde a união da conjunção “se” com o verbo “quer”, o que faz com que se torne uma expressão de sentido mais simples, passando a fazer referência a situações que envolvem desejo e vontade, mas de forma condicional.

 

Exemplos com “Se quer”:

  • Se quer fazer, não deixe de acreditar que pode.
  • Não adianta fazer isso agora se quer outra coisa.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Junto ou Separado