» » Tava ou Estava? Como escrever Corretamente?

Tava ou Estava? Como escrever Corretamente?

Provavelmente você já ouviu ambas as pronúncias nesse caso, mas a forma correta é estava, de acordo com as normas cultas da língua portuguesa. Tava é normalmente utilizado como uma abreviação para estava na linguagem informal, principalmente na fala e também nas redes sociais.

 

Classificação gramatical

Estava é uma forma de variação do verbo estar, sendo classificada gramaticalmente como um pronome. Essa palavra flexiona o verbo do qual se origina na 1ª pessoa do singular, correspondendo ao pretérito imperfeito do indicativo. Além disso, pode ser entendida e utilizada como 3ª pessoa do singular, nesse caso do pretérito imperfeito do indicativo.

 

Quando usar estava?

Estava deve ser utilizada ao falarmos de algo que era observado em determinada situação e já não está mais nela, tendo mudado de condição ou mesmo de lugar ao qual pertencia com a ação do tempo ou mesmo do ser humano. Como essa é a forma correta de acordo com a língua portuguesa, seu uso está liberado em diversos sentidos, incluindo documentos oficiais, por exemplo.

 

Exemplos

  • Ela estava te esperando aqui, mas desistiu.
  • Essa casa estava limpa, até a festa acontecer.
  • Eu estava pensando em ir, mas o horário será ruim para mim.
  • Eu deixei aqui e estava perfeito, não sei quem mexeu.
  • Ontem a noite ela estava usando um vestido rosa.

 

Sinônimos

Sinônimos são aquelas palavras pelas quais podemos substituir outras mantendo o mesmo sentido, isso é muito importante no caso do termo estava, pois ele é muito comum e é preciso prestar atenção para não haver tantas repetições, principalmente em textos acadêmicos ou redações para vestibulares.

Por isso, tenha em mente que algumas possibilidades de substituição para essa palavra, são: Ficava, residia, permanecia, localizava e mantinha-se, dentre muitos outros.

Atualizado em: 22/03/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente