» » Discriminado ou descriminado? Com i ou e?

Discriminado ou descriminado? Com i ou e?

Algumas letras possuem certa similaridade sonora no nosso idioma e com isso, a semelhança na fala passa a se tornar também certa dificuldade na escrita, havendo recorrentes dúvidas sobre qual a forma certa de escrever. Por isso, hoje te conto o correto entre discriminado e descriminado.

Discriminado ou descriminado?

Nesse caso, ambas estão corretas e, diante disso, as duas palavras podem ser utilizadas de acordo com as normas formais do nosso idioma, mas ainda assim é preciso estar atento a colocação de cada uma delas, já que não possuem o mesmo sentido.

Quando usar discriminado?

Uma forma interessante de entender o uso de discriminado é o associando a palavra distinguido, um dos seus possíveis sinônimos que também se inicia com “di”, uma dica que pode te ajudar no momento em que houver dúvidas sobre a grafia dessa palavra.

Devemos usar essa termo quando o desejo for de passar a informação de algo ou alguém que esteja envolvido em determinada separação ou divisão organizacional, por exemplo. Mas um dos principais casos onde seu uso se faz presente é quando falamos em questões sociais, onde há a discriminação entre diferentes classes, gêneros e raças.

Exemplos:

  • Aquele rapaz foi discriminado ao entrar em uma loja.
  • Quando for discriminado aquilo que se quer do que se precisa, as coisas mudarão.
  • Em um país como o nosso, é raro um negro que nunca foi discriminado.
  • Ele foi discriminado pela sua turma.

Quando usar descriminado?

Para lembrar do uso de descriminado, vale a pena se atentar a presença de “des” que, no geral, representa certa contrariedade, uma ação contrária ao sentido da palavra com a qual se liga. Nesse caso, há uma contrariedade ao ato criminar, acusar, e assim podemos entender o seu sentido e também o seu uso.

Assim, ele é utilizado para se referir ao ato de deixar de tornar crime determinada ação, ou até mesmo acabar com certa acusação feita na esfera criminal, em grande parte se associando a esse meio quando vemos seu uso em prática.

Exemplos:

  • Há um debate sobre o aborto ser descriminado.
  • Ele foi descriminado perante o tribunal.
  • Seu ato seria descriminado pela vontade de advogado.
  • É impossível que o uso de drogas seja descriminado.

Atualizado em: 25/04/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente