C ou S

Acessar ou Assessar?

O jeito certo de escrever o verbo é acessar, com c. A palavra assessar, escrita dessa forma, apenas com ss, está incorreta. Significado de acessar Esse verbo diz respeito à ação de se conectar, de se ligar a algum programa, …

Sumisso ou Sumiço?

A forma correta de empregar esta palavra é sumiço com ç. Sumisso, com dois s, não está correto. Significado de sumiço A palavra sumiço é um substantivo que serve para nomear o desaparecimento ou perda de alguma coisa ou pessoa. …

Presso ou Preço?

A forma correta de escrever é preço. A grafia da palavra presso está incorreta, não consta no dicionário e não deve ser utilizada. A palavra preço é um substantivo masculino e o plural de preço é preços. Preço pode ser …

Anciosa ou Ansiosa?

A ortografia correta é ansiosa com “s”. A palavra anciosa com “c” está incorreta e não existe na Língua Portuguesa. Significado de ansiosa Ansiosa é o adjetivo feminino da palavra ansioso e significa uma pessoa que sofre de ansiedade, angústia, …

Ofensa ou Ofença?

Ofensa é a maneira correta de escrever. A palavra ofença, com ç, não existe na Língua Portuguesa e está incorreta. Significado de ofensa Derivada da palavra em latim offensa, o termo ofensa significa um insulto, algo que fere a dignidade de …

Acento ou assento?

Tanto a palavra acento quanto assento estão corretas. Apesar da pronúncia idêntica, seus significados são diferentes. Significado de acento e assento Acento é um sinal gráfico usado para indicar sílaba tônica. Por exemplo, o acento agudo, circunflexo, grave. Já assento …

Pessa ou Peça

A forma correta de escrever a palavra é peça, com ç. Pessa, com dois “s”, está incorreta. A palavra peça pode ser uma forma conjugada do verbo pedir ou um substantivo. Significado de Peça Peça vem do verbo pedir que …

Peço ou Pesso

A forma correta de escrever a palavra é peço, com ç. A palavra pesso, com ss, está errada e não existe na língua portuguesa. Peço vem do verbo pedir conjugado na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo. Trata-se …

Certo ou Serto

A forma correta de escrever a palavra é certo, com “c”. A palavra serto com “s” está errada e, portanto, as demais expressões, como “está serto”, “está serta” ou “sertamente” também estão incorretas. Significado de Certo A palavra certo significa: …

Excessão ou Exceção

A forma correta de escrever a palavra é exceção, com “ç”. A palavra excessão com dois “s” está errada e não deve ser utilizada. Significado de Exceção Exceção significa algo ou alguém que não pertence a um determinado padrão/grupo/contexto, que foi …

Sínico ou Cínico

Ambas estão corretas: cínico com c significa pessoa sarcástica, que age com deboche ou descaso. Sínico com s significa “relativo à China“. Cínico A palavra cínico com “c” significa uma pessoa que age com cinismo e sarcasmo, que é inescrupulosa, imprudente, que age com …

Intensão ou Intenção

Saiba quando se usa intensão ou intenção e descubra se é certo escrever desta forma. As duas formas estão corretas, mas possuem significados diferentes e, portanto, devem ser utilizadas em situações diferentes. Intensão Intensão significa o aumento de tensão ou aumento …

Comesse ou Comece

As duas formas estão corretas segundo as normas da Língua Portuguesa, porém têm sentidos diferentes. A palavra comesse vem do verbo comer e está classificada no pretérito perfeito do modo subjuntivo. Exemplos com Comesse Se eu comesse aquela lasanha passaria mal; Maria disse que …

Ascender ou Acender

Saiba de forma definitiva como se escreve acender ou ascender. Conheça ainda o significado destas palavras. As palavras acender e ascender estão corretas, mas possuem significados diferentes. Acender A palavra acender refere-se ao ato de atear ou produzir fogo. Ainda …

Cerão ou Serão

A maneira correta de escrever é a forma Serão, sendo que a forma Cerão é considerada errada de acordo com o português. Serão pode ser um substantivo comum masculino ou ainda o verbo ser na 3ª pessoa do plural conjugado com …

Contenção ou Contensão

As duas palavras existem, porém com significados diferentes. Contenção A palavra contenção significa luta, discussão, briga ou debate, ou ainda, pode derivar do verbo conter e, nesse caso, pode significar controlar, reprimir, enquadrar, moderar, regular ou acomodar, dependendo do contexto. É um substantivo …

Ceder ou Seder

Tire suas dúvidas quanto ao uso das expressões em Português Ceder ou Seder conhecendo as principais regras gramaticais e seus significados. Ceder ou Seder A forma correta é ceder, com “c”, sendo que a forma seder, com “s” é incorreta …

Senso ou Censo

Fica sempre sem saber a maneira correta de utilizar as palavras Senso ou Censo? Então confira a seguir as informações com relação aos seus significados e forma mais adequada de seu uso. Senso ou Censo As duas expressões estão corretas …

Ansioso ou Ancioso

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa o correto é usar a expressão Ansioso cuja origem é da palavra latina Anxiosus, que sofreu, com o passar do tempo, a evolução em sua ortografia com a substituição do X …

Servo ou cervo

Está em dúvida com relação aos usos e significados relacionados às palavras servo ou cervo? Veja a seguir como as mesmas podem ser utilizadas de maneira adequada em nossa língua portuguesa. Servo ou cervo Estas duas palavras existem na língua …

Solteirisse ou solteirice

Quer conhecer os mais variados aspectos da escrita e significado das palavras solteirisse ou solteirice para o seu uso adequado? Fique atento para as informações deste assunto que serão mostradas. Solteirisse ou solteirice Nestas expressões a maneira adequada de escrever …

Mussarela ou Muçarela

A forma correta de escrever é muçarela, com “ç”. É um tipo de queijo muito macio e saboroso usado, principalmente, em pizzas. Muitas pessoas se confundem com a forma de escrever porque a origem dessa palavra vem do italiano mozzarela, mas ao passar para …

Cido ou sido

Veja como escrever corretamente: cido ou sido e não erre mais. Aproveite e siga alguns exemplos. Cido ou sido A maneira certa de escrever a palavra é sido, portanto cido está incorreto. Como particípio do verbo “ser”, sido é um …

Acertividade ou assertividade

Qual a forma correta de escrever: acertividade ou assertividade? Veja aqui com alguns exemplos. Acertividade ou assertividade A maneira certa de escrever a palavra é assertividade, portanto a palavra acertividade com a consoante “c” está incorreta. A palavra assertividade é …

Concertar ou consertar

Você fica em dúvida sobre escrever consertar ou concertar? Veja aqui a maneira correta da escrita. Concertar ou consertar Tanto a palavra concertar ou consertar estão corretas e ambas existem em nossa língua. Mas é preciso saber que os seus …

Pretenção ou pretensão

Não fique na dúvida, veja como escrever corretamente pretenção ou pretensão e siga nossos exemplos. Pretenção ou pretensão A maneira correta de escrever a palavra é pretensão, portanto a palavra pretensão está incorreta. O substantivo comum feminino pretensão deve ser …

Insistir ou incistir

Se você tem dúvida na hora de escrever insistir ou incistir, veja a forma correta da escrita. Insistir ou incistir A maneira certa de escrever insistir ou incistir é insistir, portanto a palavra incistir está incorreta. Isso porque o verbo …

Maçante ou massante

Tire as suas dúvidas sobre como usar e como escrever corretamente a palavra maçante ou massante. Maçante ou massante A maneira correta de escrever a palavra maçante ou massante é maçante, portanto, a palavra massante está incorreta. O adjetivo maçante …

Recesso ou ressesso

Para você que tem dúvidas quanto a escrita das palavras recesso ou ressesso, veja a forma correta. Recesso ou ressesso Tanto a palavra recesso quanto ressesso existem em nossa língua portuguesa, portanto ambas estão corretas. É importante saber que os …

Confesso ou confeço

Não fique na dúvida sobre como escrever a palavra confesso ou confeço. Veja a maneira correta. Confesso ou confeço A maneira correta de escrever confesso ou confeço é confesso, portanto a palavra confeço está errada. Se verbo, confesso é uma …