C ou S

Coça ou Cossa: Usamos Ç ou SS?

Ainda que o uso de Ç e SS cause muitas dúvidas no contexto geral, no caso de Coça e Cossa de maneira mais específica ambas as palavras estão corretas, podendo ser amplamente utilizadas de acordo com cada um dos seus …

Cassada ou Caçada: Quando e como usar?

Sabemos que o uso de Ç e SS pode nos causar diversas dúvidas em razão do som similar que possuem dentro de determinadas palavras. Mas nesse caso em específico, ambas as formas estão corretas e podemos utilizar tanto Cassada quanto …

Canso ou Canço: S ou Ç?

A maneira correta de escrever essa palavra é com S, ou seja, Canso. Dessa forma, o uso do Ç nesse termo se mostra incorreto, não devendo ser feito independente de possíveis contextos, já que é inexistente em nosso idioma. Seguimos …

Ceda ou Seda: Usamos C ou S?

Nesse caso, podemos utilizar tanto Ceda quanto Seda, ou seja, ambas estão corretas, sendo parte do vocabulário formal do idioma português e podendo ser amplamente utilizadas com base no significado que possuem. Inclusive, falando em significado, apesar de muito similares …

Assertivo ou Acertivo: Com SS ou C?

Em alguns casos, o SS e a letra C podem apresentar sonoridades muito parecidas, o que gera dúvidas sobre como devemos escrever determinadas palavras. Nesse caso em específico, ressaltamos que a forma correta é Assertivo, com SS. Dessa forma, Acertivo …

Peçam ou Pessam: Com Ç ou SS?

O uso de Ç e SS é algo que causa bastante dúvida no nosso idioma, mas no caso desses termos em específico a única forma correta de escrevê-lo é Peçam, com Ç. De tal maneira, Pessam está incorreto e não …

Exceções ou Excessões: Com Ç ou SS?

Essa é uma dúvida mais comum do que podemos imaginar, mas há uma única forma correta de escrever a palavra em questão e é com Ç, ou seja, Exceções. Dessa forma, podemos afirmar também que Excessões está errada, não devendo …

Ceita ou Seita: Com C ou S?

Diante da dúvida entre Ceita e Seita, podemos afirmar que ambos os termos estão corretos, mas é claro que isso depende muito do contexto proposto para a utilização de cada uma das palavras.   Isso porque apesar de similares, além …

Celo ou selo: Com C ou S?

Apesar de haverem recorrentes dúvidas sobre o uso de Celo ou Selo, ambos os termos estão corretos e são devidamente reconhecidos pela língua portuguesa, possuindo abrangência em seu uso.   Contudo, apesar da similaridade tanto na escrita quanto na pronúncia, …

Conserto ou Concerto: Com S ou C?

Em sentido prática, a pronúncia da letra S e C podem se assemelhar em alguns casos, sendo um fator responsável por muitas dúvidas. Assim, diante de Conserto e Concerto, podemos afirmar que ambas estão corretas.   Ainda assim é preciso …

Descanso ou descanço: Com S ou Ç?

Essa é uma dúvida muito comum mas a forma correta de escrever o termo é com S, ou seja, Descanso. Com base nisso, podemos também entender que descanço, com Ç, é um termo incorreto independente de qualquer possível contexto.   …

Conselho ou Concelho: Com S ou C?

Diante dessa dúvida, é possível afirmar que ambos os termos estão corretos, podendo assim ser utilizados de acordo com as normas estabelecidas pelo idioma português. Contudo, é preciso se atentar ao uso de cada palavra.   Isso porque além da …

Cacetete ou Cassetete: Com C ou SS?

A grafia correta para essa palavra é Cassetete, com SS. Mas é claro, para além de entender a forma certa de escrever o termo, é fundamental que compreenda também outros detalhes importantes para a compreensão do mesmo.   Assim, para …

Cegou: Com C ou com S?

A dúvida entre a utilização de C e S é comum, fazendo com que muitos termos acabem causando certa confusão no momento da escrita. Assim, um exemplo disso é Cegou e Segou, abaixo confira sobre cada um dos termos:   …

Sede ou Cede? Com C ou S?

É comum que diversas palavras da língua portuguesa nos causem dúvidas, mas nesse caso ambas estão corretas, mas sede e cede se diferenciam para além da presença do c e do s, possuindo sentidos bem opostos entre si, por isso …

Fassa ou Faça?

Se a sua dúvida é entre as palavras fassa e faça, saiba que a maneira correta de escrita da mesma é faça. Contudo, é importante também entender um pouco mais sobre esse vocábulo tão presente no nosso cotidiano. Significado Faça …

Cela ou Sela

No que se refere aos vocábulos cela e sela, as duas formas estão corretas de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e portanto, podem ser utilizadas. Contudo, é imprescindível estar atento ao emprego de cada uma, que difere …

Sena ou Cena

Existe muita dúvida sobre a grafia dessa palavra afinal, o correto é sena ou cena? Na verdade, ambas estão corretas, mas possuem sentidos divergentes aos quais devemos nos atentar. Diferença de Sena ou Cena Enquanto sena é comumente vista se …

Fascista ou Facista?

A grafia correta dessa palavra, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, é fascista, tendo assim a sílaba “fas” como primeira, seguindo o padrão da palavra italiana que a origina, fascismo. Estando assim a palavra facismo, incorreta. Exemplos …

Sessão ou seção?

Ambas as palavras estão corretas, mas cada uma delas tem um significado diferente. Sessão e seção são palavras homófonas, ou seja, com o mesmo som, mas a escrita e o seu sentido são distintos. O termo sessão supõe uma reunião …

Ascensão ou Ascenção?

A maneira correta de escrita é ascensão, com “s” na sílaba final. Ascenção, com “ç’, não existe. Algumas pessoas têm dúvidas sobre o uso do “s” e do “ç” em palavras, mas no caso de ascensão, isso ocorre basicamente por …

Possa ou Poça?

Possa ou poça são duas palavras que existem e estão corretas na língua portuguesa, mas possuem significados diferentes. Possa vem do verbo poder, enquanto poça refere-se a um amontoado de líquido em alguma superfície. Poça Poça se refere a um …

Cedo ou Sedo?

As duas palavras estão corretas, e existem na língua portuguesa. No entanto, elas possuem significados totalmente diferentes. Cedo, na verdade, possui dois significados distintos, e sua definição irá depender do contexto em que a palavra for empregada. Em seu uso …

Acessar ou Assessar?

O jeito certo de escrever o verbo é acessar, com c. A palavra assessar, escrita dessa forma, apenas com ss, está incorreta. Significado de acessar Esse verbo diz respeito à ação de se conectar, de se ligar a algum programa, …

Sumisso ou Sumiço?

A forma correta de empregar esta palavra é sumiço com ç. Sumisso, com dois s, não está correto. Significado de sumiço A palavra sumiço é um substantivo que serve para nomear o desaparecimento ou perda de alguma coisa ou pessoa. …

Presso ou Preço?

A forma correta de escrever é preço. A grafia da palavra presso está incorreta, não consta no dicionário e não deve ser utilizada. A palavra preço é um substantivo masculino e o plural de preço é preços. Preço pode ser …

Anciosa ou Ansiosa?

A ortografia correta é ansiosa com “s”. A palavra anciosa com “c” está incorreta e não existe na Língua Portuguesa. Significado de ansiosa Ansiosa é o adjetivo feminino da palavra ansioso e significa uma pessoa que sofre de ansiedade, angústia, …

Ofensa ou Ofença?

Ofensa é a maneira correta de escrever. A palavra ofença, com ç, não existe na Língua Portuguesa e está incorreta. Significado de ofensa Derivada da palavra em latim offensa, o termo ofensa significa um insulto, algo que fere a dignidade de …

Acento ou assento?

Tanto a palavra acento quanto assento estão corretas. Apesar da pronúncia idêntica, seus significados são diferentes. Significado de acento e assento Acento é um sinal gráfico usado para indicar sílaba tônica. Por exemplo, o acento agudo, circunflexo, grave. Já assento …