» » Fascista ou Facista?

Fascista ou Facista?

A grafia correta dessa palavra, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, é fascista, tendo assim a sílaba “fas” como primeira, seguindo o padrão da palavra italiana que a origina, fascismo. Estando assim a palavra facismo, incorreta.

Exemplos com Fascista

  • Esse candidato adota uma postura fascista.
  • Esse grupo apoia a ditadura, eles são fascistas.
  • A tomada de Vargas do poder foi extremamente fascista.
  • Ser fascista é um direcionamento politico de extrema direta.
  • O pensamento fascista esteve presente na Ação integralista brasileira
  • Ainda hoje, fascistas se fazem presente na sociedade.
📚 Dá uma Olhadinha em: Ascensão ou Ascenção?

Qual o Significado de Fascista?

Fascista significa o praticante, adepto ao sistema político denominado de fascismo, caracterizado por adotar um perfil extremamente nacionalista e romper com a democracia. O mesmo teve como percussor Benito Mussolini, na Itália. Além disso, se caracteriza enquanto substantivo masculino.

Sinônimo de Fascista

Entre os sinônimos possíveis para essa palavra, estão: Autoritário, tirano, ditador, totalitário, soberano, usurpador, déspota, cesarista, totalitarista, absolutista.

Outros Significados Importantes

Consciente ou Conciente

A grafia correta de tal palavra é consciente, enquanto a palavra conciente está errada. Esse vocábulo caracterizado enquanto adjetivo é referido a sujeito que possui consciência ou seja, capacidade cognitiva que possibilita o raciocínio lógico ou até mesmo que age com responsabilidade.

Suscetível ou Sucetível

A forma correta dessa palavra é suscetível, estando a versão suscetível, incorreta. Tal palavra é categorizada como adjetivo, denotando a capacidade de outrem de estar provável e capaz a realizar determinados papeis, como no exemplo: O chefe está suscetível a se irritar com o atraso.

Ascendente ou Acendente

Nesse caso, ambas as palavras podem estar corretas, dependendo somente da situação onde são empregadas, possuindo assim significados diferentes. Enquanto a palavra ascendente é comumente vista ao se referir ao campo da astrologia e também para indicar antepassados de alguém, acendente se refere a uma pessoa de capacidade motivacional, que incentiva a outro.

Imprescindível ou Imprecindível

Imprescindível é a forma correta dessa palavra, enquanto imprecindível está incorreta. Pertencente a classe de adjetivos e gerada por uma derivação prefixal, quando se inclui um prefixo em um vocábulo já existente com alteração de sentido, deve ser usada para se referir a alguém que é indispensável, essencial.

Trascender ou Tranceder

A grafia correta do vocábulo em questão é transcender, estando tranceder, incorreto. Esse verbo pode se expressar tanto na forma de intransitivo direto quanto como em transitivo indireto, significando elevação de limites, alcance de outros patamares superiores.

Atualizado em: 02/04/2020 na categoria: C ou S


.