Como Escrever Corretamente

Qual o Feminino de Elefante?

O feminino da palavra elefante é elefanta. Dessa forma, ele segue a regra da maioria das palavras em português, que permite apenas a mudança da última vogal do substantivo masculino pela vogal “a”. No entanto, o que poucas pessoas sabem …

Como se Escreve Lingerie

A palavra lingerie se escreve com i. Apesar de ser pronunciada como “langerie”, a palavra com a letra a não existe. Isso porque a palavra é na verdade um estrangeirismo, sendo uma apropriação de uma palavra em francês para o …

Chope ou Chopp?

De acordo com a Língua Portuguesa a ortografia correta é chope, que deriva do alemão schoppen. A palavra chopp é utilizada incorretamente. Significado de chope Chope é um substantivo masculino, nome que leva a cerveja não pasteurizada, armazenada sob pressão em …

Para ou Pra

Surgiu aquela dúvida na hora de escrever para e pra? Veja como usar cada uma da forma certa. O emprego das palavras “para” e “pra” está correto, desde que quando utilizadas como preposições. No entanto, deve-se atentar ao uso de …

Body, Bory ou Bodie?

A forma correta é Body. Body significa corpo em inglês, mas, no português, essa palavra se refere a uma peça de roupa do guarda-roupa feminino, semelhante ao maiô. Um body pode ser feito com vários tipos de material, como malha, …

Uísque ou Whisky

A forma correta de acordo com a língua portuguesa é: Uísque. Whisky tem o mesmo significado, mas é uma palavra da língua inglesa que não deve ser utilizada na nossa língua. Uísque é uma bebida destilada com um alto teor alcoólico. …

Quilo ou Kilo

Tem dúvidas para utilizar de maneira adequada as palavras Quilo ou Kilo nas suas construções de frases do dia a dia? Então veja os detalhes deste assunto a seguir. Quilo ou Kilo A forma correta é Quilo, sendo a forma …

Entretimento ou Entretenimento

As duas expressões estão corretas e podem ser utilizadas tranquilamente de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, possuindo, inclusive, o mesmo significado. Apesar disso, o mais indicado é o uso da forma entretenimento, pois está mais difusa na …

Botijão ou Bujão

Tem dúvidas com relação ao uso das palavras Botijão ou Bujão nas construções das frases? Então confira em seguida as principais regras e seus significados. Botijão ou Bujão As duas expressões estão corretas e podem ser utilizadas de acordo com …

O que são Flexões Verbais? Confira Exemplos!

Os verbos podem sofrer variações de acordo com suas flexões: Número e pessoa: singular e plural; Modo: indicativo, subjuntivo e imperativo; Voz: ativa, passiva e reflexiva; Tempo: presente, pretérito e futuro. O verbo é uma palavra que indica a ação …

Bullyng, buling, bulling ou bullying

Você fica em dúvida sobre escrever bullyng, buling, bulling ou bullying? Veja aqui a maneira correta da escrita. Bullyng, buling, bulling ou bullying A maneira correta da palavra é bullying, portanto bullyng, buling e bulling estão incorretas. Bullying é de …

Sítio, saite ou site

As palavras sítio, saite ou site geram dúvidas na escrita. Veja aqui qual a forma correta. Sítio, saite ou site Tanto site como sítio existem em nossa língua portuguesa, portanto ambas estão corretas. Apenas a palavra saite está incorreta. Sítio …

Tapauer, tapuer ou tapoer

Será tapauer, tapuer ou tapoer? Veja aqui como escrever corretamente o nome dessa marca. Tapauer, tapuer ou tapoer Tanto tapauer, tapuer ou tapoer não estão dicionarizadas ou mesmo reconhecidas no vocábulo português e não existem na Academia Brasileira de Letras. …

Rescisão, recisão ou reincisão

Quer saber escrever corretamente as palavras rescisão, recisão ou reincisão? Veja aqui! Rescisão, recisão ou reincisão A maneira certa de escrever é rescisão, portanto as palavras recisão e reincisão estão incorretas. Rescisão é um substantivo feminino que indica a anulação …

Agourar, agorar ou gorar

Veja aqui a forma correta de escrever agourar, agorar ou gorar e não escreva mais errado. Agourar, agorar ou gorar Os verbos gorar e agourar existem no português e ambas as palavras estão corretas. Porém os seus sentidos são diferentes …

Vestuário ou vestiário

Vestuário ou vestiário? Você sabe qual a correta? Entenda melhor o significado de cada uma! Na língua portuguesa, tanto a palavra vestuário quanto vestiário existem e seu uso é correto, embora cada uma delas tenha o seu distinto significado, podendo …

Docente ou Discente

As duas formas existem no dicionário e, portanto, estão corretas. Por se tratarem de palavras parônimas são fáceis de confundir, o que exige atenção quando for necessário seu uso, tanto na fala quanto na escrita. Palavras parônimas são aquelas que …

Bebedor ou Bebedouro

As duas formas estão corretas e devem ser usadas, mas em contextos diferentes, pois seus significados são diferentes. Apesar de serem derivadas do mesmo verbo, que no caso seria beber, suas colocações em uma frase devem ter uma atenção especial, …

Advogacia ou Advocacia

As palavras em questão existem e estão corretas, mas, cotidianamente, estamos mais acostumados ao uso da palavra advocacia. Significado das Palavras Advocacia/Advogacia Designa o exercício da profissão do advogado. Origem das Palavras Advocacia – palavra latina advocatia. Pode ser também …

Próprio ou Própio

A palavra em questão tem origem na palavra latina proprius e, portanto, deve ser escrita corretamente desta maneira – próprio. Significado da Palavra Próprio A palavra significa algo que é próprio de alguém, que pertence a alguém, seja uma característica, …

Espontaneidade ou Espontaniedade

A palavra em questão é formada a partir de derivação sufixal. Neste caso, acrescentou-se o sufixo (i)dade à palavra já existente espontâneo e, portanto, a palavra deve ser escrita corretamente desta maneira – espontaneidade. Significado da Palavra Espontaneidade Significa alguém …

Madrasta ou Madastra

A palavra em questão tem origem na palavra latina matrasta que, por sua vez, origina-se de outra palavra latina matre, que significa mãe, devendo ser escrita corretamente desta maneira – madrasta. A palavra geralmente é pronunciada de maneira incorreta devido …

Padrasto ou Padastro

A palavra em questão tem origem na palavra latina patraster, devendo ser escrita corretamente desta forma – padrasto. É geralmente pronunciada de forma incorreta devido à sua difícil pronúncia. Tem como forma feminina a palavra madrasta. Significado da Palavra Padrasto …

Cérebro ou célebro

Não sabe se escreve cérebro ou celebro? Veja aqui como escrever certo e também entenda melhor o significado e uso desta palavra. Cérebro ou célebro Um erro muito recorrente na escrita da língua portuguesa é escrever a palavra célebro, com …

Cabeleireiro ou Cabelereiro

Cabeleireiro Na Língua Portuguesa, o sufixo eiro, quando acrescentado à uma palavra, refere-se à uma ocupação; profissão. Neste caso, foi acrescentado o sufixo eiro à palavra cabeleira, indicando a profissão de quem cuida dos cabelos, escrita corretamente deste modo – cabeleireiro. Pronúncia É …

Deteriorização ou Deterioração

Formada a partir de derivação sufixal – quando acrescenta-se um sufixo a uma palavra que já existe, na palavra em questão, o sufixo ção é acrescentado ao verbo deteriorar. Sendo assim, a palavra correta é deterioração. Significado da Palavra Deterioração …

Porcentagem ou percentagem

Se você tem dúvidas com relação à melhor forma de utilizar as expressões porcentagem ou percentagem confira a seguir as informações sobre o seu uso e principais significados. Porcentagem ou percentagem O uso das duas palavras em questão pode ser …

Lagrimejar ou lacrimejar

Gostaria de conhecer as principais regras para conseguir utilizar corretamente as palavras lagrimejar ou lacrimejar? Vamos abordar em seguida sua origem e classificações mais comuns. Lagrimejar ou lacrimejar Ao considerar estas duas expressões em análise no artigo estas formas diferentes …

In loco, in locu ou in locus

Gostaria de saber a melhor forma para utilizar as expressões In loco, in locu ou in locus de acordo com as regras gramaticais? Vamos mostrar seus significados e regras para utilização. In loco, in locu ou in locus Ao ponderar …