» » Fraude ou Fralde: Com U ou L?

Fraude ou Fralde: Com U ou L?

A sonoridade similar entre U e L acaba nos causando diversas dúvidas, mas nesse caso em específico a forma correta de escrita é Fraude, com u. Dessa maneira, a versão com L, Fralde, está incorreta independente de possíveis contextos.

 

Mas é claro, além de saber a forma correta há outros detalhes que podem ser melhor conhecidos sobre para que não restem dúvidas e possa fazer uso do termo. Assim, siga entendendo mais logo abaixo:

Fraude ou Fralde: O que diz a Gramática?

Fraude é um substantivo feminino que deriva do verbo fraudar, igualmente escrito com U. Nesses casos, é mantida sua forma original e por conta desse fator, escrevemos Fraude de maneira correta e não Fralde.

 

De tal maneira, uma boa dica para quando surgirem dúvidas como essa é que você busque pensar de qual palavra ela deriva, uma vez que conhecer uma de suas flexões já pode ajudar bastante a entender como escrever corretamente.

 

Para isso, outra sugestão é que faça da leitura uma prática, visto que isso irá colaborar para que tenha um maior conhecimento sobre as palavras e sua forma de escrita.

Veja Também: Ageitar ou ajeitar

Exemplos:

  • Ele cometeu uma fraude e acabou sendo preso por isso.
  • Desde as últimas eleições, pude perceber que ele era uma fraude.
  • Há um novo golpe de fraude de cartão de crédito.
  • A promessa era fraude e agora é preciso lidar com as consequências da frustração.

Quando usar?

Usamos o termo Fraude para nos referir a algo que parte de um engano, muitas vezes ocorrendo de forma intencional. Assim, pode se tratar tanto a uma ação negativa de alguém quanto a um crime propriamente dito.

 

De toda forma, é um termo bastante negativo, uma vez que anuncia mentira e falsificações, o que pode estar relacionado tanto a conduta de uma pessoa em si quanto a produtos, por exemplo.

Sinônimos:

  • Mentira;
  • Falsificação;
  • Subterfúgio
  • Aduteração.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Como Escrever Corretamente