» » Quando você vir ou Vier?

Quando você vir ou Vier?

Vir ou vier pode nos causar dúvidas em diferentes contextos, por isso nesse post te explico melhor qual a versão correta quando acompanhada de “quando você”. Entenda melhor e retire suas dúvidas logo abaixo:

 

Quando você vir ou vier?

A presença ou ausência da letra e pode causar muito confusão nesse caso, mas podemos afirmar também que ambas as possibilidades estão corretas de acordo com as determinações da língua portuguesa, assim as duas opções podem ser formalmente utilizadas.

Mas se atente, pois apesar de similares os seus sentidos são completamente opostos e o uso deve ser feito em diferentes contextos, sendo preciso compreender a mensagem que quer passar para usar a palavra correta. Mas é claro que te explico melhor sobre elas de forma individual.

 

Quando usar “Quando você vir”?

Vir é uma variação do verbo ver e por isso quando dizemos “quando você vir” estamos nos referindo a possibilidade temporal de alguém avistar algo que nos interessa saber, por exemplo. Já que vir está diretamente associado ao sentido da visão, ao que pode ser avistado.

 

Exemplos com “Quando você vir”:

  • Quando você vir, me avise, por favor.
  • Quando você vir ela chegando, pode falar sobre.
  • Me diga quando você vir que foi embora.

 

Quando usar “Quando você vier”?

Enquanto isso, vier é um termo ligado ao sentido do verbo vir, demonstrando a chegada de alguém a um determinado lugar. Assim, a expressão de modo geral se refere ao momento em que a pessoa com quem se fala irá chegar, o que em muitos casos é seguido de uma pergunta.

 

Exemplos com “Quando você vier”:

  • Quando você vier, já estarei pronta.
  • Me diga quando você vier à minha cidade.
  • Quando você vier, vamos marcar algo para fazer.

Atualizado em: 16/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente