I ou E

Privilégio ou previlegio?

A forma correta de se escrever essa palavra é privilégio. Previlégio, escrito assim com a letra e, não existe na língua portuguesa. Significado de privilégio A palavra privilégio significa uma condição de vantagem que algo ou alguém possui em relação …

Descutir ou Discutir?

O certo é escrever a palavra com i, ou seja, a forma correta de escrita é discutir. Descutir, com e após o d, está errado. Significado de discutir Discutir é um verbo regular com origem na palavra em latim “discutere”, …

Imigrante ou Emigrante?

As duas palavras (imigrante e emigrante) estão escritas de maneira correta, porém elas possuem significados diferentes. Por terem a grafia muito semelhante, elas podem causar confusão na hora de utilizá-las. Para entender o significado de cada uma delas é preciso …

Seriguela ou Siriguela

A forma certa de escrever essa palavra é seriguela, com se. Muitas pessoas se confundem por conta da maneira de falar, já que em algumas localidades do Brasil as pessoas pronunciam essa palavra com “i”. Exemplos com Seriguela A seriguela …

Entender ou Intender

As duas palavras existem no dicionário e estão corretas mediante seus contextos, devido ao fato de serem parecidas na forma de escrever e de falar faz com que hajam confusões na sua escrita. Palavras parecidas na fala, na escrita e …

Enterro ou Interro?

Enterro é a maneira correta de escrever. Enterro é o processo de sepultamento de algo ou alguém. Enterrar ou sepultar é o ato de cavar um buraco e jogar terra, cimento ou qualquer outro material, cobrindo o corpo da pessoa …

Área ou Ária?

As duas palavras estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes, pois possuem sentidos diversos. A palavra área se refere a uma superfície, ou seja, um espaço determinado. e é um substantivo comum feminino. Exemplos com Área: Precisamos calcular a …

Infarto ou Enfarte

O uso destas palavras gera uma série de polêmicas, mas é preciso esclarecer que as duas formas estão corretas e podem ser utilizadas. A palavra infarto tem origem na expressão latina infarctu, enquanto que enfarte surge através da derivação da palavra enfartar com …

Intediado ou Entediado

Entediado é a forma correta de escrever e pronunciar essa palavra. É um termo formado a partir de prefixação e sufixação. Entediado significa um grande desânimo, tédio ou ainda chateação de alguém. É classificado como um adjetivo que pode variar …

Incomodar ou Encomodar

A maneira certa de escrever é incomodar. A palavra encomodar não existe e sua grafia está errada. Isso acontece porque incomodar vem do latim incommodare, que também começa com “i”. É um verbo transitivo direto ou intransitivo, que significa causar aborrecimento …

Denegrir ou Denigrir

As palavras em análise estão ambas corretas, podendo ser utilizadas no cotidiano da Língua Portuguesa. Sua origem está no latim denigrare, que abre possibilidade para as duas formas. Mesmo que as duas expressões possam ser utilizadas, a forma mais utilizada e …

Descordar ou Discordar

Na verdade, as duas formas estão certas, mas possuem significados diferentes e, para não usá-las de forma errada, é preciso saber o que cada uma representa. Descordar Descordar é um ato feito em touradas e significa cortar a medula espinhal …

Inflamar ou Enflamar

Tem dúvidas sobre a forma correta de utilizar as expressões inflamar e enflamar? Então leia com atenção as informações a seguir sobre este assunto e o significado destas palavras. Inflamar ou Enflamar A maneira correta é Inflamar, com “i”, sendo …

Arriar ou Arrear

As duas palavras existem e estão corretas na Língua Portuguesa, mas as suas utilizações devem ser feitas para indicar situações e atos diferentes. Arrear Arrear é um verbo que indica o ato de colocar arreios em cavalos, em enfeites ou até …

Discriminar ou descriminar

Quer saber a forma certa de escrever: discriminar ou descriminar? Entenda o significado e saiba como se escreve. Discriminar ou descriminar? Na realidade, as duas palavras existem e estão corretas. É preciso entender o significado de cada uma para saber …

Pimbolim ou pebolim

Não sabe se escreve pimbolim ou pebolim? Conheça a forma correta e siga alguns exemplos. Pimbolim ou pebolim A maneira mais certa de escrever pimbolim ou pebolim é pebolim, portanto pimbolim está incorreta e, embora seja a forma mais usada …

Maquia ou maqueia

Veja aqui como se escreve corretamente a palavra maquia ou maqueia e alguns exemplos. Maquia ou maqueia A maneira correta de escrever a palavra maquia ou maqueia é maquia, portanto, a palavra maqueia está incorreta na conjugação do verbo maquiar. …

Intervimos ou interviemos

Veja aqui a maneira correta de escrever intervimos ou interviemos e tome cuidado na hora de escrever. Intervimos ou interviemos Tanto a palavra intervimos quanto interviemos existem e estão corretas na escrita portuguesa. As duas palavras são formas conjugadas do …

Terceirização ou tercerização

Caso esteja em dúvida do uso das palavras terceirização ou tercerização, que fique claro que existe apenas uma maneira correta de grafar e pronunciar a palavra, que é terceirização. A palavra tercerização não existe, no vocabulário português, estando o seu …

Emitir ou Imitir

As duas palavras existem no dicionário e, portanto estão corretas, mas seus significados são diferentes, portanto devem ser usadas em situações diferentes, o que exige atenção. Essas duas palavras são parônimas, ou seja, são escritas e pronunciadas de formas parecidas, …

Destorcer ou Distorcer

As duas palavras estão no dicionário, portanto as duas estão corretas, mas exigem atenção na hora de escrever, pois apesar da pronúncia parecida, as duas palavras possuem significados diferentes. Distorcer tem origem do latim distorquere, sendo assim, deve ser escrita …

Informar ou Enformar

As duas palavras existem no dicionário e, por isso, estão corretas. São palavra Homônimas Homófonas, ou seja, que têm escrita e pronúncia parecidas mas seus significados são totalmente diferentes. Informar vem do latim informare, devendo assim ser escritas com “i” …

Continue ou continui

A forma certa de se escrever essa palavra é continue Por se tratar do verbo continuar conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo, todos s verbos …

Envolver ou Involver

A forma correta da palavra é envolver Involver é usado devido a fonética da palavra, pois muitas pessoas a pronunciam como se houvesse um “i” no início da palavra, devido a sotaques e outros fatores linguísticos. Como muitas pessoas pronunciam …

Deferido ou Diferido

As duas palavras existem no dicionário e são consideradas corretas, mas possuem significados diferente, o que exige atenção na sua escrita. A palavra deferir, vem do latim deferre, e deve ser escrita com “e”. Os sinônimos da palavra diferir são: …

Instalar ou Estalar

As duas palavras existem no dicionário e estão corretas, mas possuem significados diferentes, o que exige atenção ao usá-las. Instalar tem origem no latim installer, por isso deve ser escrita com “i”. Os sinônimos da palavra instalar são: inserir, colocar, …

Prazeroso ou Prazeiroso

A palavra em questão é formada a partir de derivação sufixal. Neste caso, acrescentou-se o sufixo oso à palavra já existente prazer, formando o adjetivo prazeroso. Devemos lembrar que o sufixo em questão sempre transforma um substantivo em um adjetivo …

Inspirada ou Espirada

A palavra em questão tem origem na palavra em latim inspiratus, devendo ser escrita corretamente desta maneira – inspirada. Significado da Palavra Inspirada Substantivo que, dependendo da gênero, refere-se a alguém que está tendo alguma inspiração, guidada pelo divino, por …

Enturmar ou Inturmar

A palavra em questão é formada a partir de derivação prefixal e sufixal, onde acrescenta-se um prefixo e um sufix a uma palavra que já existe. Neste caso, acrescentou-se o prefixo en e o sufixo ar à palavra turma e, portanto, …