Acentuação

Ler ou Lê?

As duas palavras estão corretas, e tem o mesmo significado, mas devem ser usadas em situações diferentes. Ler é o mesmo que decifrar letras ou códigos, precisando ou não da visão. Podemos ler qualquer coisa, sejam livros, cadernos, matérias, jornais …

À disposição ou A disposição

A forma correta é: À disposição. Isso acontece poque, nesse caso, a letra “a” não é só um artigo, mas uma junção entre o artigo “a” e a preposição “a”, por isso deve receber a crase. Quando algo ou alguém …

Vale a Pena ou Vale à Pena

A forma correta é vale a pena, sem a crase, sendo que a expressão com este acento é errada. Esta expressão significa que algo justificou ou justificará algum sacrifício feito pela pessoa. Geralmente, esse sacrifício tem um desfecho positivo na situação vivenciada. Exemplos com …

Coceira ou Coçeira

A forma correta é coceira, sendo que a palavra coçeira é errada. Coceira é um substantivo feminino formado por meio de derivação sufixal, acrescentando o sufixo nominal “eira” à palavra coça,  proveniente do verbo coçar. Mesmo sendo originada do verbo coçar, …

Idéia ou Ideia

Possui algum tipo de questionamento sobre a maneira correta de escrever as palavras Idéia ou Ideia? Então fique atento para informações relevantes quanto a este assunto. Idéia ou Ideia A maneira correta de escrever essa palavra é ideia, sem acento. …

Por ou Pôr

Tire suas indagações e conheça a melhor forma de escrever as expressões por ou pôr. Aprenda também a sua significação e constituição. Por ou Pôr As duas palavras estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes, pois possuem significados …

Itens ou Ítens

Sane todos os seus questionamentos e saiba como se escreve corretamente a palavra ítens ou itens. Fique sabendo ainda o seu significado e usos. Ítens ou Itens A forma correta é itens, sem acento, pois itens vem de item e, …

Réveillon ou Reveillon

Gostaria de saber como é a maneira adequada de utilizar as expressões réveillon ou reveillon? Veja a seguir as regras mais indicadas para não errar em sua aplicação. Réveillon ou Reveillon De acordo com as normas cultas do português, a …

Benção ou Bênção

Elimine suas dúvidas e conheça a forma correta de se escrever benção ou bênção e ainda saiba as explicações e o significado desta palavra. Benção ou Bênção A forma correta a ser usada é bênção, com assento. É um substantivo simples que refere-se …

Deem ou dêem

Como escrever certo: deem ou dêem? Tire suas dúvidas e saiba seu significado. Deem ou dêem? A forma correta de escrever é deem desde que entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico. Dêem deixou de existir depois da reforma ortográfica, …

Crase Antes de Horas

Está correto o uso da crase antes de informar as horas, exceto quando a indicação do tempo for antecedida por palavras como até, após, desde, entre e para. A crase consiste em um sinal inserido no artigo a quando ocorre …

Contêm ou Contém

Ambas as palavras existem e estão corretas. A diferença é que contêm, com acento circunflexo, está na terceira pessoa do plural. Contém, com acento agudo, está na terceira pessoa do singular. É por isso que as duas são utilizadas em situações específicas, …

Fieis ou fiéis

Como escrever corretamente as palavras fieis ou fiéis? Aprenda aqui e siga os nossos exemplos para não haver mais erro. Fieis ou fiéis A maneira certa de escrever a palavra no plural é fiéis, com o uso do acento agudo. …

Consciencia, conciencia ou consciência

Não escreva mais errado. Saiba como escrever corretamente consciencia, conciencia ou consciência com alguns exemplos. Consciencia, conciencia ou consciência A maneira certa de escrever a palavra é consciência, portanto, conciência e consciencia estão incorretas. Consciência é um substantivo feminino que …

Cãibra ou câimbra

Como escrever corretamente: cãibra ou câimbra? Siga os nossos exemplos e use de forma correta as palavras. Cãibra ou câimbra  Tanto cãibra e câimbra estão corretas, pois ambas existem na língua portuguesa. Cãibra e câimbra são substantivos comuns femininos e …

Tranqüilo ou tranquilo

Se você tem dúvida na escrita correta das palavras tranqüilo ou tranquilo, veja aqui como se escreve. Tranqüilo ou tranquilo A maneira certa de escrever a palavra é tranquilo, sem o “ü”, portanto a palavra tranqüilo está incorreta, em desuso …

Sóis ou sois

Quer saber como e onde usar as palavras sóis ou sois? Siga nossos exemplos e não erre mais. Sóis ou sois Tanto a palavra sóis como sois estão certas e existem na língua portuguesa, mas os seus significados são diferentes …

A pé ou à pé

Não fique na dúvida ao escrever “a pé ou à pé”. Saiba aqui qual a maneira correta de escrita. A pé ou à pé A maneira certa de escrever a pé ou à pé é a pé, sem usar o …

À moda ou a moda

Veja aqui como escrever corretamente à moda ou a moda e não erre mais na colocação. À moda ou a moda As duas maneiras de escrita estão corretas, mas devem ser usadas em sentidos diferentes. À moda está correta ao …

Enxágue, enxagúe ou enxague

Veja aqui como escrever corretamente enxágue, enxagúe ou enxague e não erre mais. Enxágue, enxagúe ou enxague Tanto enxágue ou enxague estão corretas, pois são formas conjugadas do verbo enxaguar no imperativo ou presente do subjuntivo. Porém, enxagúe está incorreta …

À pedido ou a pedido

Quer saber como escrever corretamente “à pedido ou a pedido”? Veja aqui com alguns exemplos. À pedido ou a pedido A maneira correta de escrever à pedido ou a pedido é a pedido, portanto à pedido está incorreto. A expressão …

Às vezes ou as vezes

Você sabe qual a forma correta de escrever às vezes ou as vezes? Então confira aqui. Às vezes ou as vezes Ambas as maneiras de escrita estão corretas, pois existem na língua portuguesa. Mas é importante se atentar porque os …

Sabia, sábia ou sabiá

Saiba aqui como escrever corretamente as palavras sabia, sábia ou sabiá e não erre mais. Sabia, sábia ou sabiá Tanto sabia, sábia ou sabiá estão corretas na língua portuguesa, porém, elas possuem significados diferentes e devem ser usadas em situações …

Caqui ou cáqui

Para não ter mais dúvidas sobre como escrever caqui ou cáqui, conheça a forma correta aqui. Caqui ou cáqui A palavra caqui e cáqui existem na língua portuguesa e estão corretas, pois são palavras sinônimas em alguns significados. Mesmo que …

Vê ou ver

Tanto vê como ver são formas corretas de escrever no português brasileiro. Ver é uma forma do verbo em seu infinitivo, enquanto vê é a forma conjugada do verbo ver em terceira pessoa do singular do presente do indicativo (como …

Pelo ou pêlo

Confira aqui a maneira correta da palavra pelo ou pêlo e não erre ao usar o não o acento. Pelo ou pêlo O nome do filamento que nasce em nosso corpo ou no corpo dos animais é pelo, sem o …

Influência ou influencia

Veja aqui a maneira correta de escrever influência ou influencia e saiba quando usar a palavra certa. Influência ou influencia Tanto a palavra influência como influencia existem em nossa língua. A palavra influencia é o verbo influenciar que é conjugado …

Adéqua ou adequa

Está aí um verbo polêmico, pois, enquanto alguns especialistas o consideram um verbo defectivo, ou seja, que não se conjuga em todas as pessoas ou tempos verbais, outros profissionais, e o próprio dicionário, inclusive, tratam-no como um verbo regular. No …

Vez ou vês

Será que o certo é usar vez ou vês? Veja a diferença de cada uma! Para uso cotidiano, ambas as palavras existem e podem ser pronunciadas e grafadas na língua portuguesa. No entanto, cada uma possui um significado diferente e, …

Início ou inicio

As duas palavras estão corretas, porém tem conjugações diferentes, por isso é necessário cuidado para escrevê-las. É sinônimo de princípio que vem do latim principium, que significa “origem, causa próxima, início”. Também é sinônimo de começo, que vem do latim cuminitiare, que significa …