Acentuação

A partir ou À partir – Com ou sem Crase?

Na língua portuguesa há detalhes que podem mudar tudo, inclusive tornar incorreto determinado termo ou palavra, esse é o caso de a partir, sem crase, a maneira correta de utilizar tal expressão, o que acaba tornando a variação à partir …

Jóia ou Joia: Devemos usar Acento agudo?

Dúvidas incluindo a acentuação correta são bastante recorrentes, mas nesse caso em específico apenas Joia, sem acento está correto. Ou seja, em nenhum contexto devemos utilizar acento na grafia desta palavra. Para seguir entendendo sobre a partir do que diz …

Secretaria ou Secretária: Com ou sem Acento?

Essa é uma dúvida bastante frequente, e nesse caso ambas as palavras estão corretas, ainda que cada uma de forma diferente, visto que apesar de muito similares possuem sentidos e usos diferentes na prática. Assim, para que entenda quando deve …

Começei ou Comecei: Qual a forma correta?

Diante dos termos em questão, a única grafia correta é Comecei, sem a presença do Ç. Dessa forma, Começei é um termo incorreto e não deve ser utilizado por não estar de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa. …

Às ou As: Devemos usar crase?

Às e As são termos que nos comprovam toda a diferença que pode ser causada pela acentuação. De tal forma, ambos estão corretos, mas são termos que devem ser utilizados de formas diferentes de acordo com o que representam.   …

Pôde ou Pode: Com ou sem Acento circunflexo?

Diante dessa dúvida, é possível afirmar que ambas as formas estão corretas e podem ser utilizadas sem se distanciar das normas da língua portuguesa, estando presente na mesma enquanto termos formais.   No entanto, o ponto de atenção fica por …

Vó ou Vô: Com acento Agudo ou Circunflexo?

Diante dessa dúvida, é possível afirmar que podemos utilizar tanto Vó quanto Vô, visto que ambos os termos estão corretos. Contudo, é preciso atenção no contexto de utilização que dará para cada uma das palavras.   Isso porque a acentuação …

A você ou À você: Com ou sem Crase?

Essa dúvida é mais comum do que se imagina, mas a única maneira correta de escrever tal expressão é sem o uso da crase, ou seja, como A você. Automaticamente, podemos também afirmar que à você está incorreto independente da …

Voo ou Vôo: Tem acento Circunflexo?

A única forma correta de escrita desse palavra é sem acento, ou seja, Voo. Dessa maneira, automaticamente a forma acentuada, Vôo, está incorreta independente de possíveis contextos diferentes de utilização.   Abaixo, entenda a razão disso para que assim tenha …

Esta ou está: Com ou sem Acento?

Diante dessa dúvida que é muito comum, podemos afirmar que ambos estão corretos, e por conta disso podemos usar os dois modos estabelecidos; Esta e Está. Isso porque são devidamente reconhecidos pela língua portuguesa.   Contudo, é preciso manter a …

Como usar Ponto e vírgula? Confira exemplos

Existem diversas regras de pontuação na língua portuguesa e é especialmente fundamental que todas elas sejam devidamente compreendidas para que, quando usadas corretamente, nos ajudem a dar sentido aos textos.   Dessa forma, falaremos nesse post sobre como usar ponto …

Avós ou Avôs: Qual acento usar?

Diante dessa dúvida, a resposta é que ambos os termos estão corretos e podem ser devidamente utilizados de acordo com as normas estabelecidas pela língua portuguesa sem que se contrarie a mesma.   Ainda assim, vale a pena entender melhor …

Vem ou Vêm: Tem acento?

Tanto Vem quanto Vêm são termos que podem ser utilizados, pois ambos estão corretos. Mas é claro, também vale a pena entender melhor sobre cada um deles de modo individual para que não restem dúvidas sobre cada possível de utilização, …

Veem ou Vêem: Com ou sem Acento circunflexo?

Diante dessa dúvida, podemos frisar que a forma correta do termo é Veem, sem acentuação. Automaticamente, isso faz com que Vêem esteja incorreto independente dos possíveis contextos nos quais pode se imaginar incluí-lo.   Abaixo, siga entendendo melhor sobre a …

Duvidas ou dúvidas: Com ou sem Acento?

Apesar de parecer apenas um detalhe, a presença de acento em uma palavra pode fazer muita diferença. No caso de duvidas e dúvidas, podemos dizer que ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados de acordo com as normas …

Coco ou Cocô: Tem acento Circunflexo?

Nesse caso, podemos afirmar que ambos os termos estão corretos. Contudo, é preciso se atentar ao uso de cada um deles, visto que possuem sentidos diferentes e portanto, não podem ser utilizados em um mesmo contexto.   Abaixo, siga entendendo …

A vontade ou à vontade: Com ou sem Crase?

Diante dessa dúvida com relação aos termos, podemos dizer que ambos estão corretos, e portanto podemos utilizar ambas as versão de acordo com as normas estabelecidas pela língua portuguesa.   Contudo, o contexto de uso de cada um dele é …

Próximo a ou à: Com ou sem Crase?

A crase está dentre uma das questões responsáveis por mais dúvidas quando pensamos no idioma português, seja para quem está o estudando inicialmente ou para falantes nativos. Nesse sentido, logo abaixamos te conto se o correto é próximo a ou …

Estou a disposição: Tem crase?

Apesar de parecer algo simples, a crase faz toda a diferença na grafia das palavras, podendo mudar o sentido de diversos termos. A disposição e à disposição, por exemplo, são formas corretas, mas diferentes. Entenda melhor: Estou a disposição: Tem …

Item ou ítem – Com ou sem acento?

A forma correta dessa palavra é item, mas ainda assim surgem a partir dela dúvidas recorrentes sobre a necessidade ou não de acentuação. Confira abaixo uma explicação mais abrangente acerca do assunto para que não restem questões sobre ele: Item …

Abençoe ou Abençõe

Há diversos termos que nos causam dúvida na língua portuguesa, e entre as possibilidades do post de hoje, a forma correta é abençoe. Dessa forma, abençõe está errado de acordo com as normas do nosso idioma e não deve ser …

Tem ou Têm – Com ou sem Acento?

Há palavras no idioma português que se diferenciam por pequenos detalhes, e por esse mesmo motivo acabam causando confusão no momento da escrita. Esse é o caso dos termos tem e têm e sobre eles ambos estão corretos e podem …

A gosto ou À gosto?

A escrita correta é a gosto, sem a crase.  A crase é utilizada sempre antes de palavras femininas, pois sua função é fundir vogais iguais, ou seja, a crase une a preposição “a” com o artigo “a”. Confira os exemplos: …

Atoa, A toa ou À toa?

A grafia correta é à toa, separado e com crase no primeiro “a”. A expressão não deve ser escrita junta ou sem crase. Significado de À toa À toa é uma expressão da língua portuguesa que se refere a algo largado, …

Ler ou Lê?

As duas palavras estão corretas, e tem o mesmo significado, mas devem ser usadas em situações diferentes. Ler é o mesmo que decifrar letras ou códigos, precisando ou não da visão. Podemos ler qualquer coisa, sejam livros, cadernos, matérias, jornais …

À disposição ou A disposição

A forma correta é: À disposição. Isso acontece poque, nesse caso, a letra “a” não é só um artigo, mas uma junção entre o artigo “a” e a preposição “a”, por isso deve receber a crase. Quando algo ou alguém …