» » A partir ou À partir – Com ou sem Crase?

A partir ou À partir – Com ou sem Crase?

Na língua portuguesa há detalhes que podem mudar tudo, inclusive tornar incorreto determinado termo ou palavra, esse é o caso de a partir, sem crase, a maneira correta de utilizar tal expressão, o que acaba tornando a variação à partir incorreto, não devendo ser utilizada em nenhum contexto.

Quando usar a partir?

A expressão a partir é muito comum tanto na escrita quanto na fala dos brasileiros e deve ser empregada para expressar sentido de condição inicial de algo que toma rumo a partir de um ponto, assim como também está relacionada a indicação de momento, um instante de onde pode se começar algo.

Por que não há crase em a partir?

Não é correto o uso de crase no termo a partir por conta de um motivo que pode te ajudar a entender a colocação ou não de crase em muitas outras expressões; Não se deve utilizar crase antes de um verbo, assim o termo “a” não pode contar com crase antes do verbo “partir”.

Vale ressaltar que a crase nunca é utilizada antes de verbos pois nesses casos não há a presença de um artigo definido antecedendo a parte verbal da locução, já que em “a partir” a classe gramatical do “a” não é de artigo, mas sim de preposição.

Exemplos:

  • Decidi mudar a partir do que já havia me machucado um dia.
  • A partir de amanhã, irei mudar meus horários no trabalho.
  • Foi preciso entender que a partir daqui, preciso seguir sozinha.
  • A partir do momento em que soube a verdade, tudo mudou.
  • A reunião será na sexta feira, a partir das 8h.

Atualizado em: 17/11/2021 na categoria: Acentuação


.