» » Infartou ou Enfartou?

Infartou ou Enfartou?

Apesar dos termos causarem tantas dúvidas, as duas palavras, infartou e enfartou, são corretas de acordo com a língua portuguesa. Porém, o que as difere é relacionado a frequência de uso, uma vez que a palavra “infarto” é muito mais comum de ser ouvida no Brasil.

Existem ainda outras variações desses termos e aspectos interessantes sobre, assim como o significado que pode te ajudar a entender melhor como e quando usar. Vamos conferir e aprender!

Infarto x Enfarto x Enfarte

Essa é uma daquelas palavras que podem ser escritas de diversas maneiras e sim, tanto infarto quanto enfarto e enfarte existem na língua portuguesa e podem ser utilizadas, estando corretas. Apesar de alguns poucos estudiosos da medicina afirmarem que há diferenciação entre elas, são vistas como sinônimos no dicionário.

O motivo dessas variações existirem e serem bem aceitas é que a língua é um fator variável, que sofre influência do povo e do tempo. É também comum que em cada espaço geográfico ela seja dita de uma maneira, mas as mais comuns, em ordem do maior para menor, são infarto, enfarte e enfarto.

Qual origem da Palavra Infarto?

Agora vamos te explicar melhor sobre a forma mais comum de se ouvir essa palavra; Infarto. Como muitas das palavras da nossa língua, infarto deriva de um termo latim, o “infarctu” e, apesar de estar diretamente associado a área médica, é um termo muito popularizado, existindo no idioma português antes mesmo de “enfarte”.

O que significa a palavra Infarto?

A palavra infarto possui dois significados possíveis, ambos atrelados a medicina e se referindo a problemas de saúde. Assim, pode significar tanto a obstrução de determinado canal do corpo, impedindo assim o seu funcionamento certo, quanto pode dizer respeito a morte de um tecido ou célula por conta da parada do fluxo sanguíneo.

Qual é o plural de Infarto?

O plural correto de infarto, ou seja a forma de se referir a 2 ou mais deste problema, é infartos, acrescentando apenas o “s” ao final da forma singular da palavra.

Atualizado em: 18/10/2021 na categoria: I ou E


.