» » Umbigo, embigo ou imbigo

Umbigo, embigo ou imbigo

Pretende compreender a melhor forma para conseguir utilizar em seus textos as palavras umbigo, embigo ou imbigo? Então leia as principais delimitações sobre este assunto a seguir neste texto.

Umbigo, embigo ou imbigo

Ao analisar estas três palavras, as expressões umbigo e embigo estão corretas, enquanto a forma imbigo é errada e não deve, portanto, ser utilizada.

Dentre as expressões corretas de acordo com o português a forma umbigo é a mais adequada sendo que a expressão umbigo deve ser utilizada apenas em contextos de conversas e textos informais.

A palavra umbigo tem sua origem a partir da expressão em latim umbilicu e por isso a sua primeira letra deve ser o “u” sendo que esta regra vale também para as palavras cognatas a umbigo como umbilical, umbigueira e outras.

É classificada como um substantivo masculino podendo ser usado em frases para indicar a cicatriz corporal que resulta no nascimento no corte do cordão umbilical ou ainda a algum tipo de relevância existente nas cascas de frutas que pareçam com um umbigo humano.

Exemplos:

*Ao encostar no umbigo da laranja percebi que estava muito alto.

*A cicatrização do umbigo da criança ficou bem feita e gerou um aspecto bem bonito.

*Este homem só consegue enxergar o seu próprio umbigo e não se preocupa com as outras pessoas.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: I ou E


.