» » Mau jeito ou mal jeito? Com U ou L?

Mau jeito ou mal jeito? Com U ou L?

A igualdade na pronúncia faz com que hajam diversas dúvidas na grafia de mau e mal, palavras similares que possuem sentidos opostos na prática. Confira abaixo se o correto é mau jeito ou mal jeito, dentre outras informações:

Mau jeito ou mal jeito?

A forma correta para essa expressão é mau jeito, uma expressão comum para expressar que algo não foi feito da maneira devida, podendo ocasionar maiores questões a partir de algo que foi feito de mau jeito.

É comum que a usem para falar da forma com a qual se dormem, para avaliar a ação feita por uma outra pessoa ou até mesmo para demonstrar que não estava em uma posição confortável para determinada atividade, explicando o resultado negativo dela.

Exemplos:

  • Quando preciso usar a mão esquerda, faço tudo de mau jeito.
  • Na noite anterior, dormi de mau jeito e hoje, acordei com dores.
  • Não adianta fazer algo de mau jeito.
  • Peguei no sono no sofá e dormi de mau jeito.
  • Ele tem um mau jeito curioso para atividades manuais.

Motivo de mau jeito ser a forma correta:

Nesse caso, mau possui uma função adjetiva, qualificando o termo que vem logo em seguida a ele. Logo, falamos mau jeito para dizer que algo não foi feito bem, fugindo de como deveria normalmente para se ter um resultado positivo.

Enquanto isso, mal se apresenta como um advérbio de modo, não sendo utilizá-lo nesse caso, onde há a intenção de caracterizar determinada ação.

Atualizado em: 01/04/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente