» » Sejem ou sejam? Como escrever Corretamente?

Sejem ou sejam? Como escrever Corretamente?

Uma única vogal é capaz de diferenciar de forma significativa alguns termos, o que acontece com sejem e sejam. Confira abaixo a forma correta e tire suas dúvidas acerca do tema:

Sejem ou sejam??

Nesse caso, o correto é sejam, fazendo automaticamente com que sejem esteja errado e não possa ser utilizado em nenhum tipo de contexto de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Assim podemos dizer que sejam é a única grafia possível quando desejamos conjugar o verbo ser na 3º pessoa do plural, se referindo especificamente ao presente do subjuntivo ou ao modo imperativo.

Exemplos:

  • Sejam pessoas mais gentis.
  • Isso não está certo, sejam aquilo que acreditam ser melhor.
  • Sejam o que vocês desejam do mundo.
  • Sejam fiéis, mas não sejam cegos.

Quando usar sejam?

Sejam é um termo utilizado para expressar ordem ou indicação, representado o estado de alguém relacionado ao tempo presente, mas falando de algo que ainda não aconteceu, porém deve acontecer no tempo vivido sem ligação direta com o futuro ou presente.

É um termo formal e por isso seus usos são diversos, servindo tanto para ser empregado no dia a dia quantos em textos acadêmicos ou documentos, nos apresentando diversidade quanto a sua colocação em variados contextos.

Atualizado em: 16/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente