» » Estável e instável: Qual é a forma correta?

Estável e instável: Qual é a forma correta?

Nesse caso, podemos afirmar que ambos os termos estão corretos, podendo ser devidamente utilizados de acordo com as normas da língua portuguesa. Contudo, vale entender melhor sobre cada uma das palavras de modo individual.

 

Isso porque, apesar de muito similares, apresentam sentidos diferentes, não sendo possível as utilizar em um mesmo contexto. Confira maiores explicações:

Estável X Instável

Estável e instável não somente apresentam sentidos diferentes, como também são antônimos, o que significa dizer que um termo possui o sentido exatamente ao outro, contrariando as ideias passadas.

 

Por conta disso, é preciso ter ainda mais cuidado quanto a utilização dessas palavras, visto que uma confusão pode ser a responsável pela transmissão de uma ideia extremamente contrária a que se desejava inicialmente.

Veja Também: Caução ou calção: Com U ou L?

Quando usar Estável?

Usamos estável para nos referir ao que possui equilíbrio, algo duradouro que conseguiu se consolidar com o tempo, apresentando ainda certa segurança e confiabilidade como algumas de suas principais características.

 

Exemplos com Estável:

  • Preciso de uma vida estável para pensar em ter filhos.
  • Eles possuem uma união estável há mais de 10 anos.

 

Quando usar Instável?

Instável, por sua vez, reflete incertezas, algo sobre o que não pode exercer controle ou ter noção de continuidade, podendo ser encerrado ou mudado a qualquer momento diante da insegurança a qual se associa.

 

Exemplos com Instável:

  • Tenho trabalhado como autônomo, uma área instável.
  • Meu humor fica instável por conta da bipolaridade.

Atualizado em: 14/12/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente