» » Em bora ou Embora?

Em bora ou Embora?

A forma correta da grafia dessa palavra é embora (junto), ou seja, em bora (com as palavras separadas) está incorreto. Essa palavra tem as funcionalidades mais comuns como advérbio ou como conjunção, e também é bastante utilizada para aplicação de metáforas e frases de cunho sentimental.

Qual o sinônimo de embora?

Alguns sinônimos conhecidos para essa palavra são: apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

Exemplos com Embora

  • Assim que o espetáculo acabar tô indo embora.
  • Vamos embora para outro lugar.
  • Júlia me disse que não vai embora da casa dela.
  • Se esse relacionamento não te faz bem, deixe ele ir embora.
  • Eu fui mandado embora da minha própria casa!
  • Muito embora eu goste de você, eu gosto mais de mim.
📚 Vamos Aprender? Enfrente ou Em Frente?

Significado da Palavra

Embora, mais comumente, exprime a ideia de retirada. E é expressado nas classes gramaticais advérbioconjunçãointerjeição e substantivo masculino plural. 

📚 Veja Também: Autoestima ou Auto Estima?

Origem da Palavra

A palavra embora tem como base a locução em boa hora, de modo que essas três palavras contidas na frase se aglutinaram, resultando no termo embora.

📚 Dá uma Olhadinha em: De Repente ou Derrepente?

Outros Significados Importantes:

Embaixo ou Em Baixo

As duas formas de escrita estão corretas, o que vai mudar é a junção e separação das palavras, e utilização delas de acordo com a funcionalidade na frase. Embaixo, escrito junto, possui a função de advérbio de lugar, e possui a ideia de posição de inferioridade, que está abaixo. Já em baixo, escrito separado, possui  a função de ajetivo, ou seja, vai estar na frase sendo responsável por qualificar um substantivo.

Enfim ou Em Fim

Ambas as formas de escrita estão corretas, porém o que modifica, além da junção e separação das palavras, é a funcionalidade de cada uma. Enfim, escrito junto, possui a funcionalidade de advérbio de tempo, e cuja passa a ideia de finalização, conclusão ou resumo de algo ou alguma coisa. Já em fim, escrito de forma separada, é uma junção entre a preposição em e o substantivo comum feminino fim, e possui a funcionalidade de locução adverbial de tempo, e refere-se ao ato de conclusão ou finalização de algo.

Enquanto ou Em Quanto

A grafia das duas palavras estão corretas, porém elas são utilizadas em contextos diferentes. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção temporal, cuja possui a funcionalidade de transmitir a ideia de tempo. Já em quanto, escrito separado, é a junção da preposição em e o pronome quanto, cuja é utilizada para se tratar de informações a respeito da quantidade de algo ou algum coisa.

Com Certeza ou Concerteza

A forma correta de escrita da palavra é com certeza com as palavras escritas separadas, ou seja, a palavra concerteza está incorreta segundo as normas de escrita do português brasileiro. É uma locução adverbial de tempo, constituída pela preposição com e pelo substantivo certeza, cuja serve para transmitir noção de afirmação e convicção, ou seja, certeza de algo ou de alguma coisa.

De Repente ou Derrepente

A grafia correta da palavra é de repente, com as palavras separadas, dessa forma, a palavra derrepente está incorreta. Esta é uma locução adverbial de modo ou tempo, cuja é sempre utilizada para indicar o modo como algo aconteceu (quando for modo), e o tempo em que algo aconteceu (quando for de tempo), tudo sempre indicando ações súbitas ou inesperadas.

Atualizado em: 24/03/2020 na categoria: Junto ou Separado


.