» » Avista ou A vista

Avista ou A vista

No caso das palavras avista e à vista, é possível inferir que ambas podem ser utilizadas, estando corretas de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. Contudo, é possível se atentar quanto ao emprego das mesmas.

Diferença de Avista ou A vista

Avista corresponde a uma derivação do verbo avistar, na versão do mesmo no modo indicativo, para apontar algo, ou mesmo imperativo, para denotar ordem. Enquanto isso, a vista, de maneira separada, é formada pela união do artigo definido a com vista, caracterizado como substantivo feminino.

Significado e Sinônimo de Avista

Como significado, avista se refere ao ato de enxergar a longa distância, sendo possível citar como sinônimos para tal termos como abrange, enxerga, alcança e identifica, por exemplo.

Significado e Sinônimo de A vista

A vista possui mais de um significado, podendo se referir ou sentido da visão ou ao ato de visar determinada paisagem, vista. Dentre os seus sinônimos possíveis, estão a visão e o horizonte, por exemplo.

Quando Usar Avista + exemplos

Avista deve ser utilizado a fim de se remeter a algo que é possível enxergar a uma grande distância, o ato de conseguir mirar ao longe.

  • Do alto daquele prédio, ela avista toda a cidade.
  • O astronauta avista a Terra do Espaço.
  • Quando ela está com medo, avista tudo.
  • O cientista político avista retrocesso para o país.
  • A cientista avista uma melhora quanto a pandemia.
📚 Veja Também: A mais de ou Há mais de?

Quando Usar A vista + exemplos

O vocábulo a vista, por sua vez, é empregado quando se refere a determinada paisagem ou ao sentido humano da visão.

  • A vista dela precisará passar por uma cirurgia.
  • A vista da janela é linda.
  • Daquele prédio, a vista é incrível.
  • A vista do meu avô está com catarata.
  • Gosto de apreciar a vista ao entardecer.
📚 Vamos Aprender? Aparte ou à parte

Outros exemplos:

Acima ou A Cima

Nesse caso, tanto acima quanto a cima são aceitas e portanto, estão corretas. Contudo, devem ser empregadas de maneiras distintas pois, enquanto acima corresponde a um advérbio de lugar, acima se caracteriza enquanto sinônimo de para cima.

Agente ou A gente?

De acorno com a norma padrão da língua portuguesa, as duas grafias estão certas mas, divergem quanto ao seu sentido. Agente, que é um substantivo comum, corresponde a um sujeito que prática determinada ação, possui agência. Já a gente é uma locução pronominal que possui o mesmo sentido do pronome pessoal reto nós.

Atoa, A toa ou À toa?

No que se refere a esse caso, hoje a única grafia correta é à toa, que pode fazer as vezes tanto de locução adverbial quanto de adjetivo.

Autoestima ou Auto estima?

Para esse substantivo feminino, a escrita correta é autoestima uma vez, auto estima passou a ser considerada errada após a implementação do Novo acordo ortográfico.

Atualizado em: 26/05/2020 na categoria: Junto ou Separado


.