» » Acima ou A Cima

Acima ou A Cima

Existem muitas dúvidas a respeito da escrita de Acima ou A Cima, por isso viemos esclarecer que as duas formas desta expressão estão corretas e podem ser utilizadas, mas em situações diferentes por possuírem significados também distintos.

Qual a Diferença entre acima e a cima?

A palavra acima se refere a um advérbio sendo formada a partir da composição por justaposição das palavras primitivas a e cima. Pode ser usada para indicar uma posição superior, um local mais alto ou ainda a existência de uma situação de mais importância podendo também ser classificada como uma interjeição que serve para dar estímulo para certa pessoa.

Já ao considerarmos a expressão a cima, a mesma é formada pela preposição a e o substantivo cima indicando uma coisa que é alto ou ainda a existência de uma relação com a expressão de baixo.

Quando Usar Acima + Exemplos

Quando escrito junto, acima corresponde a um advérbio de lugar que deve ser utilizado para expressar posição superior, seja quanto a relevância ou posição.

  • É preciso acima de tudo que os interesses da empresa sejam atendidos.
  • Essa negociação está acima do meu poder de persuasão.
  • Respeite o chefe, ele está acima de você.
  • Acima! Vamos conseguir vencer esse campeonato!.
  • Copie conforme está acima.
📚 Veja Também: Atoa, a toa ou à toa?

Quando Usar a cima + Exemplos

A cima é uma palavra comumente utilizada em locuções, como em por cima de, e possui o mesmo significado da expressão para cima.

  • Ela me olhou de baixo a cima quando cheguei.
  • Durante a caminhada, andei esse bairro de baixo a cima.
  • Para sovar a massa, comece de baixo a cima.
  • Ando de baixo a cima quando estou de moto.
  • Antes de assinar o contrato, confira tudo de baixo a cima.

Sinônimos de acima

Dentre os sinônimos possíveis para acima, é possível citar arriba, sobre, em cima, em lugar elevado, em local alto e no alto.

Sinônimos de a cima

No que se refere aos sinônimos do vocábulo a cima, mencionamos por cima de, em cima de e para cima de.

📚 Vamos Aprender? Emcima ou em cima?

Outros Significados Importantes:

A gente ou agente?

Nesse caso, as duas formas estão corretas contudo, possuem colocações diferentes. A gente é classificado como uma locução pronominal, tendo um sentido de igual a nós. Agente, por sua vez, é identificado como um substantivo comum e se entende por quem exerce determinada função, como no exemplo agente penitenciário.

Amais ou a mais?

Já no que se refere a essas palavras, ambas estão corretas e podem ser utilizadas desde que empregadas corretamente. No caso do vocábulo a mais, tal locução verbal deve ser utilizada para expressar intensidade ou crescente na quantidade, enquanto amais é referente ao verbo amar conjugado em 2º pessoa do plural e no presente indicativo.

Adentro ou a dentro?

Ambas as palavras estão certas contudo, possuem particularidades que devem ser pontuadas. Adentro é um advérbio e possui sentido equivalente a para dentro de, por exemplo. Já o vocábulo a dentro, apesar de pouco usado, também está correto e possui enquanto sinônimo a expressão para dentro.

Ao meu ver ou a meu ver?

Nessa situação, as duas palavras estão corretas e podem ser utilizadas, possuindo o mesmo sentido e podendo ser substituídas por na minha opinião, por exemplo.

À parte ou aparte?

Você pode usar ambas as palavras afinal, elas estão igualmente corretas contudo, vale ressaltar que não podem ser empregadas de mesmo modo. A locução adverbial à parte deve ser utilizada para se referir a algo em exclusão, que não participa de determinado grupo ou situação. Já aparte, classificada como um substantivo, significa uma interrupção, o ato de escolha ou afastamento.

Atualizado em: 27/04/2020 na categoria: Junto ou Separado


.