Home » Dúvidas » D » Descarrilar ou descarrilhar

Descarrilar ou descarrilhar

Gostaria de saber em detalhes com relação à melhor forma para conseguir usar as expressões descarrilar ou descarrilhar? Confira os seus significados e principais usos a seguir neste texto.

Descarrilar ou descarrilhar

Ao considerar estas palavras todas duas estão corretas e podem ser utilizadas em produções de texto do português em situações semelhantes às quais são, por isso, consideradas como sinônimas.

A palavra descarrilar é um verbo que é formado por meio de derivação prefixal e sufixal com a adição do prefixo des- e do sufixo -ar à palavra carril.

Já a expressão descarrilhar também é classificada como um verbo que tem sua origem no verbo descarrilar mas que mudou a grafia por influência da palavra trilho.

O uso destas palavras em frases deve ocorrer sempre que se quiser indicar o ato de sair do carril que indica que se saiu dos trilhos de um trem.

Conta ainda com outras significações como o ato de enlouquecer, o desvio do bom caminho ou ainda para indicar que alguém ou algo está desorientado, se desencaminhando do correto ou ainda se pervertendo.

Quanto à sua aplicação a palavra descarrilar é considerada como a forma culta de uso e descarrilhar é tida como a maneira mais popular de uso desta expressão.

Exemplos:

*O trem descarrilou e acabou gerando um sério acidente.

*Como passou a beber constantemente sua vida descarrilhou de forma impressionante.