» » Ajam ou hajam: Com ou sem H?

Ajam ou hajam: Com ou sem H?

Apesar do H não ser tão relevante na fala, ele ganha destaque na escrita e assim, causa também diversas dúvidas. Por isso, organizamos uma explicação simplificada sobre “Ajam ou Hajam” para você nesse post, confira e compreenda:

Ajam ou hajam?

Nesse caso, ambas as formas estão corretas de acordo com as normas formais da língua portuguesa, o que faz com que o uso de ambas seja correto, mas ainda assim é preciso se atentar a colocação dos termos na prática.

Isso porque, apesar de similares, são palavras de sentidos completamente opostos, se fazendo necessário entender o sentido de cada uma delas para não errar no seu uso de acordo com o qual o contexto ao qual são inseridas.

Quando usar Ajam?

Ajam é uma forma flexionada do verbo, que nesse caso deixa a letra “g” de lado para dar lugar ao “j”, assim como acontece em outros termos do nosso idioma. Diante disso, percebemos que possui o sentido imperativo de ação.

É uma evidente indicação para que algo seja feito agora ou em um momento próximo, evidenciando em muitos casos a necessidade dessa ação de maneira urgente, o que deve ser compreendido de acordo com a análise de toda a frase.

Exemplos com Ajam:

  • Ajam logo, o tempo está passando.
  • É importante que hajam da melhor maneira.
  • Ajam conforme foram ensinados e não errarão.
  • Quando acharem que as chances se acabaram, ajam e percebam que não.

Quando usar Hajam?

Hajam, por sua vez, é uma derivação do verbo haver de modo impessoal, na maneira conjugada da 3ª pessoa do plural, podendo indicar imperativo negativo e imperativo positivo ou, como em muitos casos, estar no presente do subjuntivo.

É a forma plural do verbo e presenta a posse de algo, o ato de possuir certa coisa que pode estar tanto no campo material quanto no imaterial, de ambas as maneiras expressando posses, precisão, assim como a forma inicial seu verbo que pode ser pensada para um melhor entendimento.

Exemplos com Hajam:

  • Há risco de que hajam vidros no chão.
  • Independente da maneira, as questões hajam de ser resolvidas.
  • Haja o que houver, eu irei amanhã.
  • Haja paciência para lidar com ela.

Atualizado em: 30/05/2022 na categoria: Com ou sem H