» » Afiliado ou afilhado

Afiliado ou afilhado

Gostaria de tirar seus questionamentos principais sobre a forma de utilizar as palavras afiliado ou afilhado? Vamos mostrar a seguir os mais relevantes assuntos sobre a melhor maneira de fazer a sua aplicação nas orações.

Afiliado ou afilhado

De acordo com as regras da língua portuguesa, as duas palavras em análise estão corretas e podem ser utilizadas, mas que podem ser utilizadas de forma diferente e em momentos diferenciados também.

A palavra afiliado é o particípio do verbo afiliar cuja origem provém do latim filiare surgindo por derivação prefixal na qual ao verbo filiar acrescentando a ele o prefixo a- indicando alguém ou algo que se tornou membro de determinado partido, associação ou sociedade variada.

Já a palavra afilhado possui a sua origem na palavra latina ad-filiatus com a sua formação ocorrendo por meio de derivação prefixal e sufixal com o acréscimo à palavra filho do prefixo a- e do sufixo -ado.

Conta com o significado de alguém que é adotado como um filho, pessoa que tem algum tipo de benefício ou merecimento, indica ainda pessoa que tem madrinha ou padrinho de batismo tendo com isso proteção semelhante à de um filho e ainda para indicar o filho de um padre mas com sentido pejorativo.

Exemplos:

* O padrinho aconselha os seus afilhados em todos os momentos de sua vida.

*Conseguir esta vaga de emprego não vai ser fácil porque existem muitos afilhados protegidos aqui nesta localidade.

*Meu pai deixou de ser afiliado desta associação em virtude de problemas que descobriu em sua gestão.

*Os países afiliados à ONU estão buscando soluções para a paz no mundo.

Atualizado em: 24/10/2017 na categoria: Como Escrever Corretamente