» » Descriminado ou discriminado

Descriminado ou discriminado

Descriminado e discriminado são termos que nos causam certa confusão pela semelhança tanto em sua grafia quanto na pronuncia, e por isso poderá entender abaixo qual a forma correta entre eles, olha só:

 

Descriminado ou discriminado?

Nesse caso, podemos afirmar que tanto descriminado quanto discriminado são possibilidades corretas para a grafia do presente termo, mas ainda assim há razões para as quais se atentar, já que apesar da semelhança, não possuem o mesmo sentido.

Por isso, é importante estar atento a informação que você deseja passar ou ao contexto de uma frase dita por alguém para que compreenda qual palavra usar, mas é claro que te explico melhor sobre cada uma delas de forma individual.

 

Quando usar “descriminado”?

Usamos descriminado para nos referir a alguém que está sendo inocentado de algo, é o que acontece, por exemplo, com pessoas acusadas de uma prática criminosa que podem ser posteriormente absolvidas pelo fato da Justiça entender que a imputação não era devida.

O mesmo acontece quando pensamos na possibilidade do aborto ser descriminado, nesse sentido desejamos falar sobre a chance de que a prática deixe de se tornar um crime.

 

Exemplos com “descriminado”:

  • O deputado votou pela descriminalização do aborto.
  • Ele foi descriminado diante da Lei.

 

Quando usar “discriminado”?

Já discriminado, por sua vez, se refere a algo ou alguém que foi separado de modo a sofrer distinção de uma outra parte, por muitas vezes se referindo a alguém que sofreu preconceito em algum espaço e por isso foi discriminado.

Esse substantivo pode ser facilmente compreendido a partir de alguns dos seus sinônimos, já que quando falamos de discriminado, podemos também substituir o termo por palavras como diferenciado, distinguido e selecionado.

 

Exemplos com “discriminado”:

  • Ele foi discriminado no Shopping.
  • As práticas legais e ilegais precisam ser discriminadas.

Atualizado em: 16/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente