» » Eu que Agradeço ou eu quem Agradeço?

Eu que Agradeço ou eu quem Agradeço?

Tanto eu que agradeço quanto eu quem agradeço são possibilidades corretas. Contudo, há outros detalhes interessantes para ser dito sobre o assunto, te ajudando a sanar dúvidas sobre essa concordância, confira:

Eu que agradeço ou eu quem agradeço?

Nesse caso, tanto “quem” quanto “que” são utilizados para dar uma maior expressividade ao que é dito, dando um maior destaque a pessoa que o utilizada está agradecida, marcando essa informação de pessoalidade.

Inclusive, é possível ainda que eles sejam retirados do período em questão sem perca de sentido no mesmo, mantendo a ideia de agradecimento por parte de quem utiliza a expressão. De toda forma, seu uso além de opcional, é correto com a utilização de ambos os termos.

Porém, é comum que o pronome “que” seja utilizado com mais frequência.

Exemplos:

  • Eu que agradeço a sua presença.
  • Não precisa, eu quem agradeço pela sua tentativa de ajudar.
  • Sou eu quem agradeço pela sua forma de lidar com o problema.
  • Não agradeça, eu que agradeço pela sua gentileza.

Quando usar que e quem?

Para o uso do “quem”, há duas possibilidades: A primeira é a de que possa concordar gramaticalmente com o termo que está colocado antes ou dele ou a segunda, onde a frase estará sempre de acordo com 3ª pessoa no modo singular

  • Foi ela quem agradeceu, me senti honrado.
  • Fomos nós mesmos quem agradecemos, me lembro bem da situação.

Já no caso do “que” há sempre uma concordância entre o verbo e o termo que está colocado antes do pronome relativo, havendo assim a formação de um período gramaticalmente correto.

  • Mesmo depois de fazer tanto, fui eu que agradeci.

Atualizado em: 01/04/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente