» » Cozer ou cozinhar: Qual o Correto?

Cozer ou cozinhar: Qual o Correto?

Há palavras que passam a fazer parte do nosso dia a dia, mas ainda assim há dúvidas que nos rondam quanto a maneira de as utilizar e, principalmente, de escrever. Abaixo, confira se deve usar cozer ou cozinhar para que não restem questões sobre:

Cozer ou cozinhar?

Nesse caso, por mais estranho que possa soar para algumas pessoas, ambos os termos são corretos, funcionando inclusive como sinônimos, ou seja, sendo palavras diferentes mas com igual sentido, podendo ser possível que uma substitua a outra sem interferência na mensagem que se deseja passar.

Com isso, as duas formas podem ser utilizadas de forma que se faça valer as normas formais da língua portuguesa, sem prejuízo de entendimento ou mesmo de pontuação quando pensamos em avaliações escritas. Mas se atente, pois estou me referindo a cozer, e não coser, que é uma palavra de sentido diferente.

Exemplos:

  • Eu vou cozer o frango para o almoço de hoje. / Eu vou cozinhar o frango para o almoço de hoje.
  • Quando eu começar a cozer, logo o almoço ficará pronto. / Quando eu começar a cozinhar, logo o almoço ficará pronto.
  • Ela me pediu para cozer o jantar do aniversário. / Ela me pediu para cozinhar o jantar do aniversário.
  • É preciso deixar o milho cozer até ficar mole. / É preciso deixar o milho cozinhar até ficar mole.

Quando usar?

Ambos os termos estão diretamente aliados a área culinária, mas é importante frisar que também parte para um sentido figurado, onde é utilizado cozinhar e não cozer, como quando falamos sobre cozinhar alguém.

Nesse sentido, há o desejo de expressar que alguém está sendo deixado em segundo plano, sendo enrolado. Por ser uma expressão popular já conhecida dessa maneira, é interessante que se mantenha e não a passe a utilizar cozer nesse caso, apesar de serem sinônimos.

Outros sinônimos:

  • Preparar;
  • Ferventar;
  • Assar.

Atualizado em: 12/05/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente