» » Por que, Porque, Por quê ou Porquê?

Por que, Porque, Por quê ou Porquê?

Sobre o uso de por que, porque, por quê e porquê, todas as maneiras estão corretas de acordo com a gramática brasileira contudo, existem diferenciações importantes quanto ao uso de cada um dos termos já que, apesar de parecidos, eles não funcionam como sinônimos na língua.

Por que X Porque

Para além da separação apresentada, existem diferenças fundamentais para o uso de cada uma dessas palavras. Quanto ao por que, ele é utilizado em frases interrogativas tanto diretas quando indiretas e para entender melhor o seu sentido, ele tem como sinônimos termos como “por qual razão” e “por qual motivo”, sempre como pergunta.

Já o porque é geralmente utilizado para respostas e tem por finalidade uma ação explicativa, sendo um dos seus principais sinônimos a palavra “pois” e tendo ainda “visto que” e “por conta de” como possibilidades de substituição sem perca de sentido para a frase.

Por quê X Porquê

O termo por quê tem seu uso colocado ao fim de frases interrogativas, que buscam saber o motivo de determinada ação ou circunstância. Como sinônimos possíveis, há “por qual razão” e “por qual motivo”, se assemelhando ao uso do por que e se diferenciando apenas por sua colocação ao final de determinada pergunta.

No que diz respeito ao porquê, que cumpre a função de substantivo, deve ser empregado para explicação e no sentido de motivo, sendo sua diferença em relação ao porque o fato de ser inserido na frase logo após um artigo definido ou indefinido.

Exemplos

  • Por que foi preciso ir embora mais cedo?
  • Hoje precisei desmarcar o compromisso porque não tive ânimo para ir.
  • Ainda não recebi seu retorno mesmo ao final do prazo. Por quê?
  • Me conte o porquê de você precisar faltar amanhã.

Atualizado em: 25/10/2021 na categoria: Como Escrever Corretamente


.