» » Estar bem ou Está bem?

Estar bem ou Está bem?

Estar bem ou está bem é uma dúvida comum, já que essa expressão pode fazer parte do nosso dia a dia em diversos momentos. Sabendo disso deixamos abaixo uma explicação bem simples e eficaz sobre, entenda:

 

Estar bem ou Está bem?

Podemos dizer que tanto estar bem quanto está bem são expressões corretas de acordo com as normas estipuladas pela língua portuguesa, mas ainda assim é preciso pensar mais a fundo sobre os termos, já que apesar de similares possuem colocações diferentes.

Assim, deve entender questões de flexão verbal e análise de contexto para compreender quando usar estar e está, nesse caso quando vem antes do bem de forma específica. Mas é claro que te explico melhor sobre.

 

Quando usar “Estar bem”?

Estar bem demonstra a existência de uma ação, apresentando o sentido de locução e agindo como verbo principal da frase. Assim, podemos ainda afirmar que estar se trata de um verbo irregular, podendo se referir a condição de encontro de algo ou ainda a condição, seja ela física ou emocional, por exemplo.

 

Exemplos com “Estar bem”:

  • Ela deve estar bem agora.
  • Ele pode estar bem e feliz, desde que não fale sobre esse assunto.

 

Quando usar “Está bem”?

Já está bem se refere a algo que acontece no tempo presente ou ao menos que seja feito de modo habitual, se tornando parte do dia a dia. Assim, pode se referir alguém que está sempre bem e passando energias que condizem para essa visão.

 

Exemplos com “Está bem”:

  • Ela está bem desde que ficou solteira.
  • Oi, você está bem?

Atualizado em: 16/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente