» » Duzentos ou Duzentas? O que usar ao Falar de Gramas?

Duzentos ou Duzentas? O que usar ao Falar de Gramas?

Há diversas formas numerais existentes mas, quando queremos nos referir a peso, o correto é duzentos e por isso, duzentas gramas não está correto de acordo com as regras formas do nosso idioma, o Português. Abaixo, te explico melhor sobre isso e suas razões!

 

Motivos para se usar “Duzentos”

A presença do “o” ou do “a” é mais que um mero detalhe, e muda muita coisas no caso dessas duas palavras. Duzentos corresponde a classe de numeral e como tal, deve sempre concordar com o substantivo. Por isso, se referindo a peso o correto sempre será utilizar duzentos.

Duzentas gramas, por sua vez, acabaria por se referir a grama no sentido de capim, então é preciso estar atento a sua colocação por conta dos diferentes sentidos que podem acabar sendo expostos, levando sempre em consideração a concordância.

 

Exemplos:

  • Boa tarde, preciso de duzentos gramas de queijo.
  • Fui ao mercado e vi promoção de leite no pacote de duzentos gramas.
  • Ele foi ao mercado comprar duzentos gramas de carne que faltam.
  • Pede a ele para trazer apenas duzentos gramas, por favor.

 

Quanto é duzentos gramas?

Gramas é uma medida relacionada a quilograma. Assim, a cada 100 gramas temos 10% de um quilograma que se refere a 100 gramas, por isso duzentos gramas se refere a 0,2kg, pouco menos da metade da metade desse valor cheio, queria 250 gramas. Tendo o valor de um quilo e da grama como base, você poderá realizar diversos cálculos de forma simples para não se atrapalhar durante as compras!

Atualizado em: 01/03/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente