» » Intubar ou Entubar

Intubar ou Entubar

Tanto intubar quanto entubar existem na língua portuguesa e, dessa forma, ambas estão corretas e podem ser utilizadas. Um outro ponto é que há divergência sobre as colocações de intubar, que às vezes é tido como sinônimo para entubar mas, na medicina, pode ser lido também de maneira distinta.

Apesar disso, entubar segue sendo a melhor palavra a se usar nesse caso, sendo o mais comum fora do contexto da medicina e o que aparece de maneira incontestável em todos os dicionários da língua. Então, vamos entender melhor sobre essa palavra!

Origem da palavra entubar

Entubar faz parte da classe dos verbos transitivos direto e é a maneira de escrita trabalhada oficialmente pela Academia brasileira de línguas. Essa palavra é originada por meio de derivação parassintética, com adição simultânea de prefixo e sufixo para o substantivo tubo.

Dessa maneira, o termo entubar tem origem na junção dos termos en + tubo + ar.

O que significa entubar?

Existem três significados possíveis para palavra entubar. Ela pode ser associada ao fato de dar forma de tubo a determinado objeto, como para algo ser colocado dentro de um tubo.

Além disso, em sua forma mais comum, está associada a medicina e representa a ação de inserir um tubo por meio de um canal para possibilitar a passagem do ar ou até mesmo permitir a alimentação ou ainda retirar algo do estômago.

Exemplos

  • Tenho medo de que seja preciso entubar aquele paciente.
  • Há casos de COVID em que é preciso entubar a pessoa.
  • Entubar gases é um procedimento comum para alguns estudos.
  • Infelizmente, entubar é a solução em alguns casos.
  • Essa máquina é responsável por entubar o material

Atualizado em: 21/10/2021 na categoria: Como Escrever Corretamente


.