» » Avia ou Havia: Com ou sem H?

Avia ou Havia: Com ou sem H?

O H pode não fazer tanta diferença na fala quando está no inicio de uma palavra de acordo com as normas estipuladas pela língua portuguesa porém, na escrita é preciso estar atento ao seu uso para evitar erros. Abaixo, entenda se deve usar Avia ou Havia:

Avia ou Havia?

Nesse caso, ambos os termos existem na língua portuguesa e assim, podem ser devidamente utilizadas de forma correta. Contudo, é preciso se atentar ao sentido de cada palavra pois a diferença entre as mesmas vai para além da presença ou ausência da letra H.

Isso porque as palavras possuem sentidos diferentes e devem ser empregadas em contextos distintos, levando em consideração seus respectivos significados que podem mudar toda a interpretação de uma frase.

Quando usar “Avia”?

Avia é uma derivação do verbo aviar na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, funcionando também como a 2ª pessoa do singular no modo imperativo. Ou seja, pode representar tanto uma indicação quanto uma ordem.

Assim, costuma indicar a expedição ou preparação para algo, sendo também muito utilizado em farmácias para expressar o seguimento de uma determinada prescrição médica na organização e venda de medicamentos específicos.

Exemplos com “Avia”:

  • Na farmácia, ela avia a receita.
  • Avia, precisamos de tudo pronto o quanto antes.
  • Ela avia tudo, desde que você chegue no horário marcado.
  • Você avia essa prescrição para mim, por favor?

Quando usar “Havia”?

Havia é a forma mais utilizada do termo, sendo uma variação do verbo haver em sua primeira e também terceira pessoa no modo indicativo, pertencente ao singular do pretérito imperfeito, o que faz com que expresse algo que já ocorreu.

Ainda assim é preciso entender que esse evento, mesmo no passado, não foi completamente concluído ou ainda é citado com frequência mesmo diante do seu tempo, pois são esses os pontos principais que designam o pretérito.

Exemplos com “Havia”:

  • Havia mais de uma possibilidade para chegar.
  • Eu fui compreensiva, ele já havia pedido perdão.
  • Havia me perdido, mas logo me encontrei.
  • Eu acordei tarde hoje, havia dormido pouco nos últimos dias.

Atualizado em: 02/06/2022 na categoria: Com ou sem H