» » Umidade ou humidade

Umidade ou humidade

Gostaria de saber como utilizar em seus textos as palavras umidade ou humidade de maneira adequada? Conheça os detalhes de suas regras para utilização e não erre mais.

Umidade ou humidade

De acordo com a norma culta do português, as duas palavras em análise existem e estão corretas tendo, inclusive, significados semelhantes. Mesmo as duas formas de escrita sendo consideradas como corretas a palavra umidade é mais aceita no Brasil e a outra consiste no formato mais comum em Portugal.

A sua origem provêm em todos os dois casos ou da palavra latina humiditate ou ainda em um processo de derivação sufixal no qual se une o sufixo “idade” às palavras úmido e húmido originando com isso os dois substantivo s femininos umidade e humidade.

O seu uso é indicado para indicar determinado objeto ou situação que se encontra úmido ou molhado de forma mais leve como também o orvalho da noite e uma certa quantidade de vapor presente na atmosfera em um dado momento.

A existência de uma dupla grafia para determinada palavra passou a ser possível com o Novo Acordo Ortográfico de 2009 porque a presença de uma palavra que etimologicamente tem o “h” pode ser escrita com ou sem esta letra em seu início.

Exemplos:

A umidade em Brasília reduz muito durante o verão

As noites tem tido bastante umidade garantindo com isso melhor bem-estar respiratório para as pessoas.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Com ou sem H


.