» » Agora há pouco ou agora a pouco

Agora há pouco ou agora a pouco

No dia a dia, encaixar ou não o H em determinada expressão pode nos encher de dúvidas, principalmente quando pensamos na possibilidade de usar “agora há pouco” ou “agora a pouco”, por exemplo. Abaixo, sanamos todas as possíveis dúvidas nesse sentido:

 

Agora há pouco ou agora a pouco?

Nesse caso, podemos afirmar que ambas as expressões estão corretas e assim, podem ser utilizadas de acordo com as normas formais da língua portuguesa. Contudo, a presença ou ausência do H interfere diretamente no sentido das mesmas.

Por isso, é fundamental que entenda quando se deve usar cada uma delas para que a utilização seja realizada de forma correta, entendendo o respectivo contexto no qual devem ser inseridas.

 

Quando usar “agora há pouco”?

Agora há pouco é a expressão que podemos utilizar com a finalidade de indicação do passado, ou seja, para falar de algo que já aconteceu, mas não faz tanto tempo assim desde sua execução, algo que aconteceu em um curto período de tempo.

Algumas possibilidades também conhecidas que se assemelham a esse sentido são “agorinha” e “ainda agora”, sinônimos que pode utilizar para um maior entendimento ou até mesmo para possíveis substituições.

 

Exemplos com “agora há pouco”:

  • Ela foi embora agora há pouco.
  • Agora há pouco, o vi passando para lá.
  • Foi agora há pouco que consegui terminar.

 

Quando usar “agora a pouco”?

Quando falamos agora a pouco, por sua vez, estamos nos referindo a algo que ainda vai acontecer, sendo enquadrado no futuro também de forma próxima. Assim, é comum que quando sejamos perguntados se já fizemos algo, usemos a expressão para falar que logo será feita, por exemplo.

Seu uso é mais incomum mas ainda assim é válido quando encaixado no contexto correto de seu significado, evitando confusões interpretativas sobre a mensagem que deseja transmitir ao outro.

 

Exemplos com “agora a pouco”:

  • Agora a pouco, estarei saindo.
  • Vou agora a pouco para o trabalho.
  • Disse que não atrasaria, mas prometo que chego agora a pouco.

Atualizado em: 03/06/2022 na categoria: Com ou sem H