Licença-maternidade, licença maternidade ou licença à maternidade

Você fica em dúvida na hora de escrever a palavra licença-maternidade, licença maternidade ou licença à maternidade? Veja aqui a maneira correta!

Licença-maternidade, licença maternidade ou licença à maternidade

A maneira correta da escrita da palavra é licença-maternidade. Portanto, licença maternidade quando escrita sem hífen ou licença à maternidade são formas erradas. O correto é usar o substantivo composto feminino licença-maternidade sempre que formos nos referir a licença remunerada que são de 120 dias e é dada à mulher gestante após o oitavo mês de gestação.

A palavra licença-maternidade é composta por justaposição das palavras: licença + maternidade. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o hífen se mantém com as palavras que são compostas por justaposição sem quaisquer elementos que as unem e esses elementos formam a unidade com significado próprio.




Dessa maneira, licença-maternidade deve se manter como escrita com hífen, assim como as palavras: salário-maternidade, licença-paternidade, entre outras. Fora que não se pode usar a contração de preposição a no artigo definido feminino a ao formar uma crase, pois não se refere a uma licença a alguma coisa, porém a alguém.

Sendo assim, o correto é dizer que foi conferida uma licença para a gestante ou uma licença à mulher que adotou uma criança.

Alguns exemplos:

• A licença-maternidade é conferida à mãe por 120 dias, sem perca do emprego e do salário.
• As mães adotivas possuem direito à licença-maternidade, incluindo o salário-maternidade.