» » Proativo ou pró-ativo

Proativo ou pró-ativo

Tem interesse em estar sabendo das principais determinações para usar as palavras proativo ou pró-ativo? Veja a seguir as informações importantes neste assunto e faça sucesso em suas produções de texto.

Proativo ou pró-ativo.

De acordo com as normas cultas da língua portuguesa, as duas expressões estão corretas e podem ser utilizadas na língua materna brasileira, sendo que o uso mais constante no país é o formato proativo.

Sua origem pode ocorrer por meio da palavra em inglês proactive ou ainda por meio da realização de uma derivação prefixal com a adição do prefixo pro- à palavra primitiva ativo porque esta palavra é considerada na atualidade como um neologismo.

O seu uso em frases ocorre mais com relação à atividades profissionais sendo uma referência à pessoas que antecipam situações complicadas e problemas atuando para evitar que os mesmos ocorram apresentando criatividade e muita iniciativa em suas ações.

Exemplos:

O ramo profissional hoje em dia exige que os funcionários sejam muito proativos em suas ações.

É preciso que você mostre ser pró-ativo dentro das suas responsabilidades na empresa para garantir o seu desenvolvimento.

Uma exigência de nossos recursos humanos se refere a ser proativo e ter criatividade em sua atuação cotidiana.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Com Hífen ou sem Hífen