» » Contra-tempo ou contratempo

Contra-tempo ou contratempo

Gostaria de ficar bem entendido quanto à forma mais adequada para usar as palavras contra-tempo ou contratempo? Entenda tudo sobre este assunto em seguida neste artigo.

Contra-tempo ou contratempo.

De acordo com a norma culta do português, das duas opções analisadas a única correta é contratempo, sendo que estas duas palavras unidas por hífen é considerado errado e não deve ser utilizado.

Com relação à palavra contratempo a sua origem provém da palavra italiana contratempo ou ainda por meio de uma derivação prefixal acrescentando à palavra tempo o prefixo contra,  de origem latina.

A utilização desta palavra sem a sua união por meio de hífen foi modificada com o Novo Acordo Ortográfico de 2009 no qual este sinal pode ser usado apenas quando o prefixo terminar com a mesma letra que inicia a segunda palavra ou ainda quando esta segunda expressão for iniciada por h.

O seu uso é indicado para se referir a um acontecimento que ocorreu de forma inesperada e que atrapalha a realização de uma outra ação. Este substantivo masculino pode ainda indicar um acontecimento que não agrada ou causa desvantagem para alguém.

Exemplos:

*Eu atrasei para o trabalho porque precisei resolver um contratempo em casa.

*É preciso que você se acostume mais com a existência de diferentes contratempos no casamento.

*O artista está utilizando de maneira muito interessante o contratempo da música escolhida.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Com Hífen ou sem Hífen