Tempo Verbal

De Pé ou Em Pé?

Na língua portuguesa é correto utilizar de pé ou em pé para se referir a algo que está em posição vertical, ao oposto de sentado. Pode-se pedir para que uma pessoa fique de pé ou pedir que ela fique em pé e o …

Está ou Estar – Quando Usar?

Está e Estar são palavras corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. Está A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo …

Abaixar ou Baixar

Na verdade, as duas formas estão corretas e podem ser utilizadas, mas nas normas cultas da língua portuguesa, as pessoas preferem usar a palavra “Baixar”. Isso acontece principalmente quando se fala em tecnologia. Não é indicado falar “Vou abaixar um …

Havia ou haviam

Tire suas dúvidas sobre a maneira mais adequada de escrever Havia ou Haviam e conheça ainda como adicionalidade os seus principais usos e significados. Havia ou haviam As duas palavras consistem em formas diferentes do verbo haver e que podem …

Faz anos ou fazem anos

Tire duas dúvidas e saiba como se escreve faz anos ou fazem anos. Fique por dentro ainda dos significados e formas corretas de se usar estas expressões. Faz anos ou fazem anos A forma correta de escrever é a maneira …

Salvo ou salvado

Pare de escrever errado e veja aqui como escrever corretamente, se salvado ou salvo. Salvo ou salvado Tanto a palavra salvo quanto salvado são duas formas corretas em relação ao particípio do verbo salvar. Por ser um verbo abundante, ele …

Há e Havia: Como usá-los?

E mais uma dúvida que a língua portuguesa nos traz: Quando usar o ‘Há e o Havia’? Não que seja difícil, mas com o uso contínuo as regras certas vão parecer mais fáceis do que realmente são. Vamos entender quando …

Pego ou pegado

Aprenda a escrever de forma correta as palavras pego ou pegado, conforme os exemplos. Pego ou pegado Tanto a palavra pego quanto pegado são duas maneiras equivalentes do particípio do verbo pegar, este é considerado como um verbo abundante. Pego …

Morto ou morrido

Conheça o jeito certo de escrever a palavra morto ou morrido e não tenha mais dúvidas. Morto ou morrido As duas palavras existem em nossa língua, portanto são corretas. Essas são duas maneiras equivalentes do particípio do verbo “morrer”. Morto …

À noite ou de noite

Veja aqui a maneira correta de escrever à noite ou de noite e saiba como escrever da forma certa. À noite ou de noite Tanto a expressão à noite quanto a expressão de noite estão certas e são sinônimas. Sempre …

Há pouco ou a pouco

As duas formas estão corretas, dependendo do contexto, pois as dua são escritas em tempos e tem significados muito diferentes, mesmo sendo escritas e pronunciadas de formas muito parecidas. O que significa “Há pouco”? “Há” vem do verbo haver e …

Perca ou Perda

As duas palavras em questão existem, porém com significados diferentes. Saiba mais abaixo. Significado das Palavras Perda – tem origem na palavra em latim perdita. O mesmo que sumiço, dano, extravio, fim. Perca – forma conjugada do verbo perder na 3ª pessoa do …

Propuseram ou proporam

As confusões ortográficas e gramaticais da escrita da língua portuguesa parecem infindáveis. Por exemplo: o certo seria escrever proporam ou propuseram? Propuseram ou proporam Realmente, com tantas pessoas se expressando de forma incorreta, esta questão pode gerar dúvidas, mas o …

Devia ou deveria

Tem dúvidas para usar no cotidiano de maneira acertada as palavras devia ou deveria? Você pode eliminar seus questionamentos com as informações que serão mostradas em seguida neste texto. Devia ou deveria De acordo com as normas cultas atuais da …