» » Devia ou deveria

Devia ou deveria

Tem dúvidas para usar no cotidiano de maneira acertada as palavras devia ou deveria? Você pode eliminar seus questionamentos com as informações que serão mostradas em seguida neste texto.

Devia ou deveria

De acordo com as normas cultas atuais da Língua Portuguesa, as duas palavras existem e podem ser utilizadas porque estão corretas em sua grafia com diferenças bem tênues entre uma e outra.


Isto ocorre porque as duas expressões se referem a formas conjugadas do verbo dever na primeira ou terceira pessoa do singular com diferença apenas no tempo verbal ao qual se referem.

De forma mais específica, a palavra devia está no pretérito imperfeito do indicativo fazendo referência a um fato que aconteceu no passado mas que não terminou sendo uma indicação de continuidade da ação.

A palavra deveria, por sua vez, está no tempo futuro do pretérito do modo indicativo indicando um fato que poderia ter acontecido depois de um evento que já ocorreu no passado.

Em todos os dois casos estas peculiaridades do tempo verbal em que se encontram mantém o mesmo sentido a estas palavras relacionadas com o verbo dever o qual mostra ações como precisar, necessitar, agradecer ou ainda ter que fazer determinada coisa.

Exemplos:

*A sua capacitação deveria fazer você trabalhar melhor.

*O menino devia ter ficado em casa para evitar problemas com os vizinhos.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Tempo Verbal


.