» » Junto com ou junto a: O que usar?

Junto com ou junto a: O que usar?

A dúvida entre usar junto com ou junto a pode ser constante, e é sabendo disso que hoje te explicamos melhor sobre quando usar cada expressão de forma correta de acordo com as normas do nosso idioma. Entenda logo abaixo:

 

Junto com ou junto a?

Nesse caso, ambas as expressões se mostram corretas contudo, nos apresentam diferenciações quanto ao sentido no qual devem estar inseridas, já que nessa situação, diferentes termos também se diferem quanto a sua colocação em frases.

Por isso é fundamental que entenda os detalhes do próprio idioma e sirga as normas estipuladas por ele, inclusive partindo de uma análise de contexto para saber quando usar junto com ou junto a. Mas calma, pois é claro que te explico melhor e de forma individual sobre.

 

Quando usar “Junto com”?

Em muitos casos a expressão “Junto com” pode ser lida como algo redundante, isso porque quando falamos junto, necessariamente já é com algo ou alguém. Mas ainda assim, o termo tem uso comum quando o vemos em referência a relações estabelecidas, sobretudo em propostos onde agentes diversos precisam se unir.

 

Exemplos com “Junto com”:

  • O Presidente, junto com seu vice, irá pensar em uma reforma econômica.
  • Junto com você, me sinto mais realizada.

 

Quando usar “Junto a”?

“Junto a” é uma expressão responsável sobretudo pela representação de proximidade, seja em sentido de relação interpessoal ou de recorrer a um determinado meio, por exemplo. Assim, podemos estabelecer duas colocações distintas ao seu uso, considerando que geralmente é um termo substituído por “perto de”, por exemplo.

 

Exemplos com “Junto a”:

  • Vou resolver essa questão junto a secretária.
  • Eu passei junto à sua casa ontem pela manhã.

Atualizado em: 21/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente