» » Afluente ou efluente

Afluente ou efluente

As duas palavras, tanto afluente como efluente, existem. Contudo, seus significados diferem e as palavras devem ser usadas em situações diferentes.

Significado das Palavras

  • Afluente –  substantivo masculino, que significa um rio que deságua em outro. Significa também um adjetivo – algo abundante ou que segue/aflui em direção a outro.
  • Efluente – substantivo masculino que se refere ao resíduo que sai de algum equipamento, ou de despejos e esgotos domésticos e industriais. Significa também um adjetivo – algo que eflui/emana de algo.

Origem da Palavra Afluente

  • Vem da palavra em latim affluens.

A palavra afluente tem significados diferentes enquanto substantivo e enquando adjetivo. Enquando substantivo é sinônimo de secundário, tributário. Enquanto adjetivo, é sinônimo do abundante, farto, caudaloso, concorrente, confluente.

 Exemplo

  • O Rio Tietê é um afluente do Rio Paraná.

Origem da Palavra Efluente

  • Vem da palavra em latim effluens.

Enquanto substantivo, efluente é sinônimo de resíduo, despejo, esgoto. Enquanto adjetivo, afluente é um sinônimo de emanante.

Exemplo

  • Algumas empresas despejam seus efluentes no mar.

As palavras afluente e efluente, mesmo sendo escritas e pronunciadas de formas parecidas, tem os seus significados diferentes, como você pôde ver. A estes tipos de palavras chamamos palavras parônimas. Alguns dicionários consideram ainda que o substantivo masculino efluente significa também um rio menor que corre a partir de um rio maior.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: A ou E


.