Home » Como Escrever » Procura-se ou procurasse

Procura-se ou procurasse

Onde usar procura-se e procurasse? Saiba aqui seguindo os nossos exemplos.

Procura-se ou procurasse

Ambas as palavras estão corretas, pois existem na língua portuguesa. Procura-se é a forma do verbo procurar sendo conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo com o “se”, uma partícula que age como apassivadora. Procurasse é a forma do verbo procurar, sendo conjugado na primeira ou terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Porém, embora corretas, suas pronúncias são diferentes. Enquanto que em procurasse lemos: pro-cu-ras-se, com sílaba tônica no “ras”, em procura-se lemos: pro-cu-ra-se, com a sílaba tônica no “cu”.

– Procura-se

Como partícula apassivadora, a palavra faz com que o objetivo direto tenha a função do sujeito, no caso de uma oração passiva, já que o sujeito sofre uma ação verbal.

Alguns exemplos:

  • Procura-se gatinho desaparecido.
  • Procura-se criança perdida.

É preciso considerar que o verbo tem que concordar com o sujeito em número e pessoa. Dessa forma, com um sujeito no singular, o verbo ficará no singular, já com um sujeito no plural, o verbo ficará no plural.

Exemplos:

  • Procura-se babá responsável.
  • Procuram-se babás responsáveis.

– Procurasse

Procurasse é uma palavra do pretérito imperfeito do subjuntivo. É um tempo verbal bastante usado para expressões de acontecimentos, desejos e de probabilidades que são condicionados por outros. Sempre se escreve com “SS” no final.

Alguns exemplos:

  • Queria que você procurasse direito.
  • Você queira que eu procurasse no mato?