Plural de cristão

Está interessado em conhecer a maneira adequada de escrever o plural de cristão em suas frases e textos? Aprenda em seguida as regras relacionadas com esta questão e não erre mais neste assunto.

Plural de cristão

Para iniciar as ponderações sobre este assunto é preciso saber que, de acordo com a Língua Portuguesa, o plural de cristão é cristãos que utiliza, neste caso, a regra geral para a formação do plural.

Nesta situação específica ocorre apenas o acréscimo da letra “s” à palavra no singular cristão, que é a delimitação para esta formação em substantivos terminados em vogal como é a expressão em análise.

Existe ainda uma peculiaridade para os substantivos terminados em “ão” que podem ser terminados em “ões”, “ãos” ou “ães” sendo que os substantivos terminados em “ão” fazem o plural com a formação “ãos” quando os mesmos são classificados como paroxítonos como é o caso da palavra cristão.



Já as palavras que são substantivos terminadas em “ão” no singular que não tem esta classificação tônica mostrada anteriormente podem ter o seu plural formado com o final tanto “ões” como “ães” existindo ainda as palavras que podem ter mais de um plural possível.

Com relação ao seu significado a palavra cristãos, que corresponde ao plural da expressão no número singular cristão, indica um número acima de um relacionado com pessoas que professam a religião cristã que segue os ensinamentos de Jesus Cristo.

Exemplos:

Os cristãos estão sendo perseguidos em diversos países do Oriente Médio.

A igreja está cheia de cristãos que estão rezando na missa em comemoração ao nascimento de Jesus.

O comportamento dos homens cristãos nesta cidade não condiz com os ensinamentos de sua religião.

As crianças cristãs estão tendo aulas de religião uma vez por semana em sua comunidade.