» » Plural de mau-caráter

Plural de mau-caráter

Gostaria de ficar sabendo como usar a melhor maneira possível em seus textos o plural de mau-caráter? Tire suas dúvidas e compreenda como utilizar esta expressão sem cometer erros gramaticais ou de ortografia.

Plural de mau-caráter.

Para acertar neste tipo de formulação é preciso saber que para usar a expressão em análise, de acordo com o português, a forma do plural de mau-caráter é maus-caracteres.

De maneira geral, a formação do número plural pode ser feita para muitas palavras apenas com o acréscimo do “s” no seu final mas para os substantivos compostos , como é o caso da palavra mau-caráter, as regras para formar o plural são diferenciadas.

Nesta situação pode ser feito o plural através flexão de apenas um dos elementos enquanto o outro fica invariável ou ainda pela flexão dos dois elementos que compõem a expressão como é a situação de mau-caráter.

Isto se justifica porque a palavra mau-caráter é formada através da composição por justaposição com a união das palavras mau e caráter que são, respectivamente, adjetivo e substantivo, que são variáveis devendo neste caso ser ambas flexionadas para o seu plural.

Com relação a isso a palavra mau em seu plural tem apenas o acréscimo do “s” como na regra geral enquanto que a palavra caráter volta a ter o C antes do t como em sua palavra original character e ainda tem a terminação “es”.

Exemplos:

Em todos os locais existem pessoas que são maus-caracteres exigindo muito cuidado com os relacionamentos que se tem.

Os assaltantes foram presos e se assumiram maus-caracteres natos.

Vocês são muito maus-caracteres de fazer esta covardia e ainda confirmarem.

Os maus-caracteres estão aumentando a cada dia que passa em nossa sociedade tanto entre os bandidos como em pessoas normais.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Plural


.