» » Nacionalidade brasileira ou brasileiro?

Nacionalidade brasileira ou brasileiro?

É sempre importante que o gênero esteja de acordo com a frase para que possua concordância, então nesse caso falamos Nacionalidade brasileira. Abaixo, siga entendendo melhor sobre para conferir maiores informações e fazer com que não restem dúvidas, olha só:

Nacionalidade brasileira ou brasileiro: O que diz a Gramática?

Diante desse contexto, falamos nacionalidade brasileira por conta de nacionalidade ser uma palavra feminina, fazendo com que o gênero seguinte precise apresentar concordância a partir desse ponto.

 

No entanto, é importante frisar que a nacionalidade pode ser evidenciada no masculino em outros contextos, a exemplo de quando um homem fala: Eu sou brasileiro. Desse modo, o que vale é a explicitação do gênero do sujeito.

Veja Também: Meio-dia e meio ou Meio-dia e meia

Exemplos:

  • Tenho nacionalidade brasileira e tenho muito orgulho disso.
  • Precisei confirmar minha nacionalidade brasileira na imigração.
  • Apesar de ter nascido na França, tenho nacionalidade brasileira.
  • Verifique os documentos para mostrar que tem nacionalidade brasileira.

O que significa Nacionalidade?

A Nacionalidade se refere ao local onde determinada pessoa possui cidadania, geralmente se referindo ao local onde nasceu mas também podendo ser algo adquirido por meio de aspectos como descendência, casamento ou moradia.

 

É interessante ressaltar ainda que Cidadania se refere ao pertencimento de um indivíduo a um Estado. Ou seja, quem tem nacionalidade brasileira deve ser assistindo pelo Estado brasileiro, o que inclui tanto direitos quanto deveres.

Sinônimos de Nacionalidade:

  • Origem;
  • Cidadania;
  • Procedência.

Qual é a diferença entre Nacionalidade e naturalidade?

Apesar de serem comuns dúvidas entre Nacionalidade e Naturalidade, a diferença entre os conceitos é bem simples. Enquanto a nacionalidade é algo que pode ser adquirido conforme citamos, a naturalidade é o local onde se nasceu de forma mais específica.

 

Por exemplo, um brasileiro filho de pais brasileiros que nasce na França, não tem nacionalidade francesa e sim brasileira, contudo sua naturalidade é francesa.

Atualizado em: 25/07/2023 na categoria: Substantivo de gênero