Cinismo ou sinismo

Veja a forma correta de escrever cinismo ou sinismo e aprenda a escrevê-la corretamente.

Cinismo ou sinismo

A maneira correta de escrever a palavra cinismo ou sinismo é cinismo, portanto a palavra sinismo está incorreta. É preciso usar o substantivo masculino cinismo ao querer se referir a uma atitude de derespeito e descaso pela moral estabelecida e pelas normas sociais.

Essa é uma palavra sinônima de descaramento, sarcasmo, desplante, impudência, sem-vergonhice, indecência, entre outras. Conheça alguns exemplos:




• O cinismo daqueles vendedores é revoltante, pois fazem de tudo para vender as mercadorias.
• As palavras dela estavam cheias de cinismo.
• A nação está sofrendo de um cinismo generalizado.

Cinismo é uma palavra com origem no latim “cynismu”, por meio do grego kynismós e deve, portanto, ser escrita com a letra “c” como sua inicial e não com o “s”. A palavra cínico, cognata de cinismo, é usada para se referir a uma pessoa sarcástica, debochada e atrevida, que desafia as normas sociais.

Mas embora a palavra sinismo não exista, a palavra sínico existe e esta se refere a algo relativo aos chineses que moram em território português ou à China.

O erro no uso da letra c ou s como inicial acontece por ser comum devido ao fato de que a consoante c assume o som de s antes da vogal i e e.