» » Sucinto ou suscinto

Sucinto ou suscinto

Está querendo ficar por dentro de todas as regras relacionadas com o uso em frases das palavras sucinto ou suscinto? Confira em seguida neste texto as regras mais relevantes relacionadas com a sua utilização.

Sucinto ou suscinto

Ao considerar as normas cultas da língua portuguesa, a maneira mais correta para o seu uso é no formato sucinto, sendo que a alternativa suscinto é errada e, por isso, deve ser evitada.

Com relação à sua origem vem da palavra em latim succintu e por deve ser escrita sem s ao final da primeira sílaba sendo que esta regra também vale para as palavras cognatas a ela como sucintamente.

Quanto á sua classificação é considerada como um adjetivo o qual varia de acordo com o gênero e número dos substantivos a serem utilizados nas frases tendo como principal significado a referência algo que acontece de maneira breve e mais concisa ou ainda quando se diz aquilo que é estritamente essencial.

É preciso cuidado para não confundir o adjetivo sucinto com a palavra suscito que consiste em uma forma conjugada do verbo suscitar na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo o qual não tem nada a ver com suscinto.

Exemplos:

*É preciso que em suas reuniões você seja mais sucinto em suas abordagens.

*A professora foi bem sucinta na explicação da matéria o que gerou muitas dúvidas.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: C ou S