» » Acertividade ou assertividade

Acertividade ou assertividade

Qual a forma correta de escrever: acertividade ou assertividade? Veja aqui com alguns exemplos.

Acertividade ou assertividade

A maneira certa de escrever a palavra é assertividade, portanto a palavra acertividade com a consoante “c” está incorreta. A palavra assertividade é indicativa de uma pessoa assertiva, ou seja, uma característica comportamental de uma pessoa que se comunica de forma nítida ou que se posiciona de forma clara, sendo segura e objetiva de forma a promover ou possuir a autoestima e autoconfiança.

Dessa forma, assertividade é uma palavra sinônima de posicionamento, clareza, decisão, objetividade, transparência, autoconfiança, firmeza, segurança e autoestima.

Conheça alguns exemplos:

  • Clareza e objetividade são como exemplos de assertividade de posicionamento.
  • Assertividade é uma característica imprescindível para o seu bom desempenho profissional nessa empresa.
  • O diretor comunica com assertividade, transformando o ambiente de trabalho em um lugar seguro e transparente.

É importante saber que assertividade não significa acertar, estar certo ou ter certeza, assim como ser assertivo não quer dizer que uma pessoa acerta sempre. entender que a palavra assertividade está relacionada com acerto, é um erro bastante comum entre os falantes da língua portuguesa.

Saiba que as palavras assertivo e assertividade são derivadas de asserto, portanto significa uma declaração, afirmação ou asserção. Então, ser uma pessoa assertiva, de comunicação assertiva e ter comportamento assertivo, não significa comportamentos, pessoas e comunicações corretas, porém pessoas, comunicações e comportamento que mostram assertividade, onde se afirma claramente, confiantemente e objetivamente, sem que se menospreze ou agrida.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: C ou S