» » Servo ou cervo

Servo ou cervo

Está em dúvida com relação aos usos e significados relacionados às palavras servo ou cervo? Veja a seguir como as mesmas podem ser utilizadas de maneira adequada em nossa língua portuguesa.

Servo ou cervo

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e podem ser utilizadas porque estão corretas, mas contam com significados e possibilidades de uso diferenciadas.

A palavra servo tem origem na palavra latina servus tendo a classificação como adjetivo ou substantivo masculino e por isso deve ser escrita sempre com um s no seu início e faz referência a uma pessoa que é escrava ou criada de outra não tendo a liberdade plena porque tem que obedecer ao seu senhor.

Pode ainda ser usada com o significado de alguém que apenas é um criado ou serviçal de outra pessoa mas sem a sua privação total de liberdade.

Já a palavra cervo vem da palavra latina cervus e por isso precisa ser escrita sempre com c inicial consistindo em um substantivo comum masculino que tem como significado a referência aos veados do gênero cervus mas pode também ser usado como gíria indicando o marido que foi traído por sua mulher.

A pronúncia das duas palavras é diferente visto que servo é falado com a vogal e aberta enquanto que cervo pode ser pronuncia com a vogal e tanto aberta quanto fechada variando de acordo com a região na qual o falante está inserido.

Exemplos:

*O servo foi dispensado por seu senhor porque não estava mais trabalhando.

*No período medieval os servos eram a maior parte da população.

*Os cervos são animais muito interessantes como o veado e o cervo-do-pantanal.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: C ou S