Bem-sucedido ou bem sucedido

É comum, nos entraves da língua portuguesa, que as pessoas fiquem em dúvida entre as palavras bem-sucedido ou bem sucedido, afinal de contas, o hífen parece ser um grande inimigo da velha e nova ortografia, deixando os seus usuários em constante interrogação.

Mas, neste caso, existe apenas uma forma correta, e é “bem-sucedido”, pois se trata de um adjetivo composto hifenizado. Utilizamos a palavra, usualmente, para se referir a alguém que é considerada uma pessoa com sucesso, que obteve êxito ou mesmo que tenha sorte.

Entre os sinônimos para a palavra, podemos destacar vitorioso, afortunado, sortudo, feliz, florescente e próspero, entre alguns outros. A palavra pode ser utilizada, também, para fazer comparação a uma pessoa que possua bastante dinheiro, que seja rica. Já o oposto do significado de bem-sucedido, ou seja, o seu antônimo é malsucedido (sem hífen mesmo).




O motivo para isso é justamente porque, com o Novo Acordo Ortográfico, o hífen fica sendo utilizado em palavras compostas, com os advérbios bem e mal, apenas quando a segunda palavra começa com vogal ou “h”. Exemplos: bem-estar/mal-estar, bem-humorado/mal-humorado etc.

Já quando a segunda palavra começa com uma consoante, a junção das palavras é aplicada, sem hífen: malmandado, malcriado, benfeito e benquerente, entre outras palavras.

Mas vale ter em mente que o advérbio pode ter a chance de permanecer autônomo mesmo quando a palavra começa com consoante, como é o caso de bem-sucedido, bem-vindo, bem-mandado, bem-criado etc.

Exemplos de uso da palavra bem-sucedido.

  • Vários empresários bem-sucedidos farão uma palestra sobre empreendedorismo.
  • Meu marido nunca é bem-sucedido em seus empreendimentos.
  • Meu filho foi bem-sucedido na faculdade e conseguiu um ótimo emprego.

Origem da palavra bem-sucedido.

A origem da palavra toma forma a partir de uma composição por justaposição. Ela ocorre da formação de uma nova palavra a partir da junção de duas ou quantas mais palavras forem utilizadas. Aqui, neste caso: bem + sucedido, mantendo, cada uma delas, a sua autonomia. Elas apenas estão justapostas.