Auto-ajuda ou autoajuda

Está com dúvida sobre qual a forma correta de escrever autoajuda ou auto-ajuda? Aprenda aqui!

Auto-ajuda ou autoajuda

A maneira certa de escrever é autoajuda, portanto a palavra auto-ajuda é incorreta desde o Novo Acordo Ortográfico. O substantivo feminino autoajuda é usado sempre que formos nos referir a uma prática onde é preciso utilizar os seus recursos próprios para uma resolução de problemas, o que melhora o conceito que se possui sobre si mesmo.

Alguns exemplos:


  • Comprei esse livro de autoajuda.
  • Me inscrevi para participar de um seminário de autoajuda.
  • Você está precisando ler um livro de autoajuda para sair dessa “maré baixa”.

A palavra autoajuda é formada por meio de uma derivação prefixal, onde é acrescentado um prefixo a uma palavra que já existe, de forma a alterar o seu sentido. Em “autoajuda”, temos o prefixo “auto” com o substantivo “ajuda”, ficando auto+ajuda. Auto é um prefixo de origem no grego “autós”, onde significa si próprio, si mesmo.

No Novo Acordo Ortográfico o hífen é usado no prefixo que termina com a mesma letra onde inicia a segunda palavra ou na segunda palavra, onde inicia com “H”. Por exemplo: auto-organização, auto-higiene, auto-organização, entre outras. Nas outras situações, o prefixo só é escrito na mesma palavra existente: autoimagem, autoajuda, autoescola, autoavaliação, entre outras. Já para as formações onde o prefixo termina com vogal e a segunda palavra inicia com consoante r ou s, as consoantes devem ser duplicadas: autorreflexão, autossugestão, autorretrato e outras.